Cemitérios da região das Agulhas Negras montam esquema especial no Dia de Finados

0

AGULHAS NEGRAS

Os cemitérios da região das Agulhas Negras, formada pelos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, terão esquema especial para o Dia de Finados, que acontece no próximo dia 02. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) os visitantes deverão seguir as medidas preventivas contra a doença.

Para garantir conforto e a segurança dos visitantes, as prefeituras dos quatro municípios realizaram limpeza nos cemitérios, entres as melhorias, roçada e capina entre os túmulos, retirada de entulho e pinturas de meio-fio e dos muros e portões principais. Além disso, as áreas no entorno dos cemitérios também estão recebendo atenção especial com o reforço das pinturas das faixas de pedestres e de sinalização vertical.

O uso de máscara, tanto pelos visitantes quanto pelos funcionários, será obrigatório no interior do cemitério. Deverá ser respeitado o distanciamento de dois metros entre as pessoas. Recomenda-se que cada visitante leve sua água para consumo e o próprio álcool em gel para higienização.

Em Resende, o Cemitério Municipal Senhor dos Passos, localizado no bairro do mesmo nome, deverá receber 15 mil visitantes entre sábado e domingo. Devido a pandemia do novo coronavírus, o Cemitério Municipal estará aberto ao público em horário diferenciado das 7 às18 horas, no Dia de Finados. O governo municipal ainda elaborou um esquema especial de trânsito, visando evitar aglomerações, além de manter a ordem no local.

Em relação à programação religiosa organizada pela Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda, por intermédio da Região Pastoral Resende/Itatiaia, a Prefeitura disponibilizará uma estrutura coberta com palco e assentos respeitando o distanciamento social, bem como sonorização.

Haverá três missas no Dia de Finados, na rua sem saída localizada ao lado da Capela Mortuária do Alto dos Passos. O local também será voltado para momentos de oração. A primeira missa acontecerá às 8 horas, sob coordenação da Paróquia Santa Cecília. Às 11 horas, será celebrada missa pela Paróquia São Sebastião. Às 17 horas, a missa será por conta da Paróquia Sagrada Família.

Já em Quatis, a Secretaria de Administração, estabeleceu uma série de normas e orientações para a visita ao Cemitério Municipal. O horário de funcionamento será de 6h30min às17h30min, sendo que foi estabelecido um horário preferencial, das 6h30min às 10 horas, para a visita de idosos. Outra orientação é para que os adultos evitem levar crianças até 12 anos ao local.

A entrada será realizada somente pelo portão principal e haverá controle de acesso, sendo permitida a entrada por vez de apenas duas pessoas da família. No acesso ao cemitério haverá aferição da temperatura dos visitantes. Para evitar aglomeração no Dia de Finados, a Secretaria orienta, se possível, que os familiares antecipem a visita ao cemitério para os dias anteriores ao feriado.

LIMPEZA DE TÚMULOS

O familiar que tiver o desejo de realizar serviços como limpeza ou pintura de túmulos e jazigos, terá até o dia 31 para realizá-lo. Não será permitido o serviço no dia de Finados.

BARRACA DE FLORES

As barracas de venda de flores e alimentos que estiverem funcionando próximo ao cemitério deverão manter o distanciamento de dois metros entre elas. Os clientes também deverão respeitar o distanciamento durante o atendimento. Essas barracas deverão disponibilizar álcool 70% ou preparações antissépticas de efeito similar para assepsia das mãos dos clientes.

ITATIAIA E PORTO REAL

Localizado no bairro Vila Odete, o Cemitério Municipal de Itatiaia permanecerá aberto em horário especial para que os moradores se dediquem as orações e homenagens aos seus entes queridos.
Segundo a administração do espaço, os portões serão abertos às 6 horas, fechando às 18 horas. Já no Cemitério de Maringá, o horário de funcionamento seguirá normalmente, das 8 às 17 horas.

O Cemitério Municipal de Porto Real, localizado na Avenida Renato Monteiro, próximo ao Tecnopolo. também funcionará em horário especial, no período de 6 às 17 horas.

A igreja Nossa Senhora das Dores fará uma missa no local, às 8 horas. A missa será celebrada pelo padre Ronaldo Santos. Já no Cemitério do distrito de Floriano, em Barra Mansa, a missa será ministrada pelo padre Rafael Ferreira.

error: Conteúdo protegido !