RIO/SUL FLUMINENSE
Nesta semana, o deputado federal Antonio Furtado conversou com o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, sobre a liberação da verba de R$700 mil, destinada as ações de prevenção à dependência química. O dinheiro será repassado à Secretaria de Dependência Química para o lançamento do programa ‘Caravana da Prevenção’. O projeto, que é do Governo do Estado, atenderá inicialmente 43 cidades do Rio de Janeiro, capacitando, especialmente, professores da rede pública, para evitar que adolescentes e jovens ingressem no mundo das drogas.
O programa oferecerá ciclos de palestras com especialistas e cartilhas informativas. Os pais dos alunos também serão contemplados com os atendimentos. O trabalho de combate às drogas está passando por ajustes finais para que seja iniciado, logo que a pandemia seja controlada e as aulas presenciais sejam retomadas.
Segundo o parlamentar, investir em políticas de prevenção às drogas é uma forma, não apenas de proteger os jovens e as famílias, mas também de evitar o encarceramento em massa da juventude, que muitas vezes vai ingressar no crime organizado. “Meus dez anos como delegado de polícia provaram que a droga é má conselheira e empurra para o mundo do crime centenas de milhares de jovens que, muitas vezes, não conseguem sair dessa vida”, destacou Antonio Furtado.
O deputado ainda destacou que a iniciativa também evita a proliferação ilegal e abusiva de drogas licitas e ilícitas. Ele lembrou ainda que preparar os professores para fazer a frente desse desafio é vital, uma vez que isso pode evitar que o consumo de drogas afete o rendimento na aprendizagem e até a evasão escolar.
Já o secretário de Saúde, Carlos Chaves, disse que a caravana é essencial e que acredita que até o fim do ano a pandemia estará controlada para o início do programa. “Estamos nos preparando para começar assim que as aulas presenciais reiniciarem”, finalizou.