Notas & Notas – 1º de setembro de 2021

0

SELO DE BOA GESTÃO DO GOVERNO FEDERAL

Foto: Divulgação/PMAR


O Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev) tem investido em práticas de gestão para se qualificar e, com isso, tem melhorado sua avaliação no cenário estadual e nacional do setor de previdência. Na última semana, o auditor do Pró-Gestão esteve na sede do instituto, no Parque das Palmeiras, para avaliar quesitos de qualificação cumpridos pelo Angraprev. A avaliação foi positiva e, dessa forma, o instituto garantiu o selo de nível 2 no ‘Pró-Gestão’, programa do governo federal que incentiva institutos previdenciários a buscarem excelência por meio de boas práticas de gestão.

CONSULTÓRIO VIRTUAL

Com a pandemia aumentaram os casos envolvendo transtornos da saúde mental, como depressão, ansiedade e violência autoprovocada. Para acolher mais rapidamente essas pessoas, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, deu início ao projeto “Consultório Virtual de Psicologia”. No momento 56 pessoas estão em acompanhamento. O projeto é formado por oito psicólogos, que atendem de maneira remota os pacientes da rede municipal de saúde, em sessões semanais, com duração média de uma hora. O atendimento on-line recebeu a aprovação do Conselho Federal de Psicologia.

CASOS DE VIOLÊNCIA

Como em Angra foi constatado um número alto de casos de violência autoprovocada em adolescentes de 15 a 19 anos, quatro psicólogos foram destinados para atender somente a pacientes desta faixa-etária. As pessoas que precisam de atendimento, ou seus responsáveis, devem procurar o posto de saúde mais próximo de casa. Os profissionais da saúde primária receberam uma capacitação para acolher esses pacientes. A partir deste acolhimento encaminham os casos ao Consultório Virtual.

AÇÕES

A equipe de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde, fará uma ação no dia 10 de setembro, no Shopping Piratas, para marcar o Dia Mundial de Combate ao Suicídio. Haverá um estande onde os profissionais vão informar o público sobre mitos e verdades e orientar sobre como deve ser o acolhimento de pessoas que tenham praticado a violência autoprovocada. A ocasião servirá também para divulgar o Consultório Virtual de Psicologia. Já no dia 15 de setembro haverá o Fórum de Prevenção às Violências Autoprovocadas, envolvendo os profissionais da Educação, com o objetivo de orientá-los sobre como eles podem ajudar seus alunos a passarem por sofrimentos típicos da adolescência e a buscar ajuda profissional quando necessário.

MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS VELHOS

Foi ampliada a coleta seletiva do lixo em Angra dos Reis e ampliada para coleta de volumosos (móveis e eletrodomésticos velhos e tábuas). Semanalmente, obedecendo a um roteiro pré-definido (confira abaixo), um caminhão baú adesivado da Angra Meio Ambiente (antiga Vital), circula pelos bairros recolhendo esses materiais, entre 7 e 15h20min, levando-os para o aterro sanitário do Ariró. Na Ilha Grande a coleta de volumosos é feita junto com o lixo comum. Já as localidades que não fazem parte do roteiro atual serão incluídas nos próximos meses.

PROJETO DE CASTRAÇÃO

A Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou o projeto de castração no município. O objetivo desse projeto é diminuir a população canina e felina, evitando abandonos nas ruas. O projeto também visa proporcionar o bem-estar ao animal que será castrado. Para participar, basta o munícipe se dirigir ao Departamento da Vigilância Sanitária, com RG, CPF e comprovante de residência, para realizar o cadastro do seu animal. O endereço é Rua Olavo de Castro Lobo, nº 40, embaixo da Casa da Mulher. Mais informações através do (24) 3353-2624.

MILTON CUNHA APRESENTARÁ O CONCURSO ‘FORRÓ PARA O POVO’

A Prefeitura de Piraí promoverá no próximo sábado, dia 4, o projeto “Forró para o Povo”. O evento, que acontecerá de forma virtual, a partir das 18 horas, será apresentado pelo carnavalesco e cenógrafo Milton Cunha.  A festa, que tem 38 anos de tradição, começará apresentando os talentos da região cantando clássicos do forró. Já a partir das 20 horas terá início o concurso de dança, que distribuirá R$ 3 mil em prêmios. O público será o jurado.  O link para acessar o concurso é: https://www.facebook.com/prefeituradepirairj.

OPERAÇÃO DA DEFESA CIVIL

Foto: Divulgação/PMVR


A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Volta Redonda realizou nesta terça-feira, dia 31 de agosto, uma operação educativa e de vistoria de veículos que fazem o transporte de cargas perigosas na cidade. A atividade aconteceu na Avenida Sete de Setembro, próximo à sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no bairro Niterói, e contou com a participação de técnicos do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) e da Guarda Municipal. Ao todo, 78 veículos que trafegam no perímetro urbano foram abordados, sendo 25 deles flagrados com alguma irregularidade.

SEPAC

A ação faz parte da Semana de Prevenção a Acidentes (Sepac), que teve início na segunda-feira, dia 30 de agosto, e vai até a próxima sexta-feira, dia 3. Nos próximos dias haverá um ciclo de palestras ofertadas nos Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do Vale Verde, hoje; no bairro Vila Brasília, quinta-feira, dia 2; e no Belo Horizonte, na sexta-feira, dia 3.

HOMENAGEM A FAMÍLIA DE EX-VEREADOR

Foto: Divulgação/CMPR


A Câmara Municipal fez, na semana passada, uma homenagem aos familiares do ex-vereador Percílio José da Silva, em forma de agradecimento por todos os feitos realizados por ele, em prol do desenvolvimento do município de Porto Real. A Moção de Pesar, de autoria do presidente Carlos Antônio de Lima, o Carlinhos Tchaia (Avante), com coautoria dos demais vereadores. Percílio veio a óbito no dia 15 de julho, aos 73 anos. Segundo o vereador Carlinhos  Tchaia, ‘Nô’, como era carinhosamente conhecido, foi um dos pioneiros na história do Legislativo. “Com a emancipação da cidade, participou da primeira eleição municipal, candidatando-se a uma vaga pelo legislativo e obteve sucesso. Foi eleito e exerceu com prontidão e dedicação o seu mandato como vereador, nos anos de 1997 a 2000. Fora da política, Nô também foi um comerciante local bem sucedido e grande incentivador do esporte, atuando no time Estrela Futebol Clube por cerca de 30 anos”, disse.

COLEGIADO ESTADUAL DE DANÇA EM QUATIS

Na semana passada, a Câmara de Vereadores de Quatis recebeu o Colegiado Estadual de Dança para realizar um encontro com o intuito de reunir o segmento e representações da dança. O encontro foi uma iniciativa do vereador William Carvalho, que acompanhou todo o evento. O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Leandro Sant’Anna, participou do encontro representando a prefeitura. Também participaram do evento a Presidente do Colegiado Estadual de Dança, Denise Aquarone; a vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, e o presidente da Câmara Municipal, José Jadenilso da Silva. Na ocasião, foram tratados assuntos relativos à construção de políticas públicas para a dança, baseado no Plano Estadual da Dança, além de apresentarem os próximos editais estaduais para a cultura.

SEGUNDA DOSE CONTRA COVID-19 EM PORTO REAL

Acontece nesta quarta-feira, dia 1º, a campanha de imunização da segunda dose das vacinas contra a Covid-19 em Porto Real para o grupo de pessoas com comorbidades e idade de 45 anos ou mais. A campanha será dividida em dois dias, sendo que quarta o atendimento será para pessoas com 50 anos ou mais, e na quinta-feira, dia 2, a vacinação será para pessoas com idade igual ou superior a 45 anos. Para o recebimento da vacina, os pacientes devem se dirigir à Unidade de Saúde da Família de referência, tendo em mãos: documento pessoal com foto; CPF; comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacinação. Das 8h30min às 11 horas a vacinação acontece nas Unidades de Saúde da Família (USFs) dos bairros São José, Bulhões, Centro, Novo Horizonte e Jardim Real. Já no período das 13 horas às 15h30mins, nas USFs dos bairros Freitas Soares e Jardim das Acácias.

Deixe um Comentário