VOLTA REDONDA
Volta Redonda alcançou uma marca importante na segurança pública: são Mais de 10 mil pessoas já participam dos grupos de WhatsApp, criado e gerenciados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). São os chamados ‘Aliados da Segurança Pública’.
A iniciativa, que visa estimular e ampliar a participação popular vem gerando maior confiança dos moradores e facilitando a atuação dos agentes de segurança no município. São, no total, 34 grupos que ajudam as forças de segurança na otimização de recursos e no fortalecimento de ações integradas, totalizando 10.275 participantes.
Esses canais de comunicação, de acordo com o secretário Municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, contam com a participação de representantes de diversos segmentos, entre eles comerciantes, associações de moradores, empresários e taxistas. O secretário explicou que o contato entre a população e as forças de segurança é diário, com a participação ativa dele. “Acreditamos muito na segurança de proximidade, porque hoje não há sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade. A ideia é termos pelo menos um cidadão de bem como colaborador da Segurança Pública em cada rua de Volta Redonda”, declarou.
CONTATO É DIÁRIO COM A POPULAÇÃO
O coronel lembrou também que, através desse canal de comunicação, o contato é diário com a população. “Inclusive eu, pessoalmente, acompanho os grupos diariamente e interajo, para que as pessoas possam ter confiança, participando ativamente das ações de segurança pública, até mesmo denunciando atos ilícitos”, explicou o coronel, ressaltando que a iniciativa é um projeto de segurança suplementar, não substituindo os canais de emergência, como o 190 da Polícia Militar e o 153 da Guarda Municipal. “Eles continuam ativos”, completou.
De acordo com Luiz Henrique, trata-se de um projeto de segurança suplementar ao policiamento já existente, interagindo com as associações de moradores, empresários, centros comerciais, taxistas, feirantes e outros. “Estamos ampliando os canais de comunicação com as forças de segurança, até para entender a dinâmica de determinados bairros e suas demandas”, disse.
O secretário lembrou que, com o objetivo de fortalecer ainda mais a segurança pública em Volta Redonda, a Semop tem percorrido os bairros da cidade com o projeto ‘Tenda de Proximidade’. A iniciativa coleta dados de moradores que queiram se tornar colaboradores da segurança pública de Volta Redonda. Em seguida, eles são adicionados aos grupos de WhatsApp geridos pela Semop. “Compareçam à tenda, que percorre bairros de Volta Redonda semanalmente, ou se preferirem venham até a sede da Ordem Pública, na Ilha São João, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas”, concluiu.