RIO CLARO
A falta de sinal de telefonia móvel ao longo da Rodovia RJ-155, que liga Rio Claro a Barra Mansa, voltou a ser pauta na Câmara de Vereadores. Preocupados com a segurança dos motoristas que utilizam o trajeto de aproximadamente 40 km, os parlamentares têm cobrado insistentemente a instalação de uma torre que permita o uso de celulares na via.
A rodovia, que registra grande fluxo de veículos diariamente e ainda mais nos finais de semana — por conta do deslocamento de turistas em direção à Costa Verde — é considerada estratégica, inclusive, como rota de fuga em caso de emergências nas Usinas Nucleares de Angra dos Reis. A ausência de comunicação, segundo os parlamentares, compromete o atendimento rápido em situações de acidente ou risco.
O vereador Nilson Rodrigues Lemos (PDT) foi o último a oficializar o pedido, por meio de uma indicação aprovada no Legislativo e encaminhada às autoridades federais, estaduais e municipais. Ele destacou que a falta de sinal pode ser decisiva em ocorrências graves. “Diariamente utilizamos a RJ-155 com destino a Barra Mansa e outros municípios da Região Sul Fluminense e sentimos a ausência de comunicação com os órgãos responsáveis pela manutenção e segurança da estrada. Muitas vezes o socorro não chega a tempo, e infelizmente vidas acabam sendo perdidas”, alertou.