RESENDE
A comunidade do bairro Nova Liberdade poderá ganhar um Módulo de Estratégia Saúde da Família (ESF). O pedido de implantação do ESF no bairro foi feito pela vereadora Soraia Balieiro (PSB) por meio de uma indicação aprovada pelo Plenário. A proposta foi encaminhada para apreciação do prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas).
Atualmente cerca de duas mil pessoas do bairro são atendidas pelo ESF do bairro Liberdade. Segundo a vereadora Soraia, a criação de uma nova unidade contribuirá para otimizar as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde dos moradores de forma geral e contínua. “Tenho feito visitas e reuniões no ESF do bairro Liberdade, que atende também os bairros Nova Liberdade e Santa Cecília, ao todo são sete mil pessoas assistidas todo o mês, sendo duas mil só da Nova Liberdade. Está chegando mais uma equipe para melhorar o atendimento, mas acredito que a implantação de uma nova unidade poderá melhorar o serviço prestado”, explicou a parlamentar.
Entre os serviços que poderão ser realizados por uma nova unidade no bairro Nova Liberdade estão: consultas médicas com clínico geral; consultas com enfermeira e técnicos de enfermagem; consultas odontológicas; vacinação; aferição de pressão; curativos; nebulização; fisioterapia; realização de exames preventivos; realização de pré-natal; acompanhamento de crianças até cinco anos; Grupos de Educação em Saúde: gestantes, hipertensos, diabéticos, adolescentes; teste do Pezinho; visitas domiciliares; realização de eletrocardiograma; verificação de glicemia capilar; e planejamento familiar.
REFORMA AMBULATÓRIO DA MULHER
A vereadora Soraia também teve aprovada uma indicação em que solicita a revitalização do Ambulatório da Mulher Doutora Zilda Arns Neumann, na Rua Pintor Nunes de Paula, ao lado do terminal rodoviário dos ônibus intermunicipais, no Centro da cidade. A unidade inaugurada em 2012, tem como objetivo garantir a eficiência do atendimento às mulheres, contando com seis consultórios médicos, três salas (duas para exames de ultrassonografia e uma destinada ao serviço de fisioterapia) e uma Área de Acolhimento, entre outras dependências. “Com o tempo, o local precisa de reformas urgentes em sua estrutura e melhoria no que diz respeito a climatização e sua identificação”, ressalta a parlamentar.