BARRA MANSA
Cinquenta e quatro títulos de cidadão barra-mansense e 16 medalhas de mérito foram entregues durante sessão solene promovida pela Câmara de Vereadores, na noite de quinta-feira, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O evento foi realizado com medidas de prevenção à Covid-19 e contou com as presenças de políticos, como do presidente da Alerj, deputado André Ceciliano que foi um dos homenageados, além dos também parlamentares estaduais Marcelo Cabeleireiro, Célia Jordão, Ronaldo Anquieta; do secretário de Infraestrutura e Obras do Rio de Janeiro, o deputado licenciado Max Lemos; dos deputados federais Antonio Furtado e Sóstenes Cavalcante; dos prefeitos de Barra Mansa, Rodrigo Drable, de Resende, Diogo Balieiro, e de Pinheiral, Ednardo Barbosa; além dos vereadores do município e secretários.
O presidente do Legislativo de Barra Mansa, Luiz Furlani, citou a importância de reconhecer o trabalho das pessoas que fazem parte de Barra Mansa, sejam barra-mansenses ou quem tem a cidade no coração. Em nome dos agraciados, falou o juiz e diretor do Fórum de Barra Mansa, Dr. Antônio Augusto Gonçalves Balieiro Diniz. Ele é um dos que recebeu o título de cidadão barra-mansense. “Tomei a liberdade de estender essa fala não apenas em nome de quem recebeu essa homenagem, mas em nome das pessoas que não nasceram aqui, mas escolheram a cidade para morar, trabalhar ou guardar no coração. Devemos a elas o fato de Barra Mansa prosperar e caminhar”, disse.
Em nome dos parlamentares, falou a vereadora Luciana Alves. “Mais do que homenagear significa prestigiar e reconhecer o trabalho de quem se dedica para ajudar no desenvolvimento da cidade”, apontou.
O presidente da Alerj, André Ceciliano, foi uma figura de destaque no evento. Ele recebeu a medalha mais antiga da cidade, a Barão de Aiuruoca e agradeceu a honraria, fazendo questão de estar no município para receber em mãos. Em sua fala, enalteceu o trabalho do prefeito de Barra Mansa em sempre buscar recursos para a cidade e também do deputado Marcelo Cabeleireiro. Citou alguns projetos de lei que estão para serem analisados na Casa que beneficiarão a cidade e região, como o que desobriga caminhões a passarem por vistoria no Detran, como acontece em outros estados, a votação da elevação da comarca de Barra Mansa e Resende a entrância especial, e um que beneficiará a pecuária leiteira.
Em sua fala, Rodrigo Drable ressaltou que os títulos e medalhas entregues são um reconhecimento. “Um ato de Justiça”, citou. Ele falou de obras que estão prestes a acontecer na cidade, como a construção da ponte do Fórum, além de uma rede adutora de água que ligará a Região Leste, acabando com a dependência da localidade com a água de Volta Redonda e, com isso, com as faltas constantes da água. Citou ainda a obra que acontecerá no Parque da Cidade, transformando-o em um local de lazer e entretenimento para população.
HOMENAGEADOS
Títulos de Cidadão Barra-mansense: deputada Célia Jordão, Danielle Dytz Cunha e Ricardo Melo (indicações do vereador Bruno de Oliveira); Edmar Martins (Carlos José Rodrigues Figueira); Leandro Furtado de Souza, Luiz Antônio Teixeira Júnior e Messias do Couto Viveiros (indicação de Cristina Magno); Tenente coronel Leonardo da Silva, deputado Ronaldo Anquieta e o presidente do Detran Adolpho Konder (Daniel Volpe Maciel); Betinho Albertassi e Ricardo Gonçalves Pinto (Demerson Sérgio, o Deco); Durval Xavier, Mariana Xavier e Maria Auxiliadora Leopoldino (Eduardo Pimentel); padre José Francisco Augusto, Juana Dark Paulino Silva e o deputado Wadih Damous (Fernanda Carreiro).
Geraldo de Freitas, Raimundo Rodrigues Amaral e Orlandino de Carvalho (indicados por Gustavo Gomes); Abner Ferreira, Flávio dos Santos e Dr. Antônio Augusto Gonçalves Balieiro Diniz (indicação de Jefferson Mamede); Dr. Ailton Carvalho Barbosa Júnior, Dr. Vinicius Franco Fabiano e José Antônio Silva Araújo (escolhidos de José Marques); José Chagas dos Santos, Willian Cotrim e Sônia Resende (Luciana Alves); Nicola Miccioni, Max Rodrigues Lemos e Josiane Aparecida Ricarte de Souza (Luiz Furlani).
Adriane Rodrigues, Dr. Adélio Damião e Bernardo Barreto (indicados de Marcell Castro); Rosa Helena dos Reis Caetano, Rev. Edvaldo Donizete e Antonio Pedro da Silva (Marcos André Gonçalves Pitombeira); Rodrigo Júlio Viana, Ana Paula Moreira Borges e Alzira da Silva Chiesse (Paulo Afonso Sales Moreira); Iracema Henrique, Janete dos Santos e Terezinha Oliveira (Paulo César Ferreira); senador Romário Faria, Jaci Porter Taveira e Leonardo Ramos de Oliveira (vereador Paulo Sandro); Júlio César Braga, Adriana Aparecida da Cunha e Maria Aparecida Pena Terra (Rayane Braga); Dr. Gabriel Quintino, José Carlos da Silva e o prefeito de Resende Diogo Balieiro Diniz (indicados por Vicente de Paula Ferreira Júnior).
Indicados em 2019 receberam os títulos na quinta-feira: o deputado Sóstenes Cavalcante, indicação de Mamede, e Helisiar Randal de Souza, homenageado de Marcell Castro.
Não puderam comparecer a cerimônia na quinta: Messias do Couto Viveiros, Adolpho Konder, Wadih Damous, padre José Francisco Augusto, Abner de Cássio Ferreira, Nicola Miccioni, Adriane Rodrigues de Carvalho Silva, Antônio Pedro da Silva, Terezinha Rita de Jesus Silva Oliveira, o senador Romário.
Medalhas: de Mérito Educacional Professor Moacyr Chiesse para Josiane Silva Cardoso (indicação de Paulo da Gráfica); de Mérito Sindicalista José Juarez Antunes para Elisa Maria Ferreira (indicação vereador Deco) e José Maurício de Almeida (vereadora Fernanda Carreiro); Mário Pasquinelli para André Barbosa Alves (por Daniel Maciel); Cecília Monteiro de Barros para Juliana Lanes Rolim (indicação Meda Diretora); de Mérito Barão de Aiuruoca para deputado André Ceciliano (indicação Mesa Diretora); de Mérito Barão de Guapy para o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira (Mesa Diretora).
A Medalha de Mérito Nathanael Geremias foi para Jander Fernando Lemos Valério (indicação vereadora Rayane Braga) e Sérgio Augusto dos Reis (vereador Jefferson Mamede); de Mérito Jornalista João Batista Pançardes foi para Vinícius Ramos Pereira (vereador Gustavo Gomes); de Mérito Radialista Hilton Alexandre Alves da Silva para Fabricio Abbud (indicação de Paulo Chuchu); Nikson Salem recebeu a Medalha Escritor J. M. do Lago Leal (vereador Paulo Sandro); de Mérito Cultural Clécio Penedo para Célia Aparecida Pimentel Escobar (vereador Eduardo Pimentel), Francis Bullos (Marquinho Pitombeira) e Maria Joaquina Fernandes Pinto (Cristina Magno); de Mérito Luiz Amaral foi para Aloízio Perez (vereador Pissula).
Não puderam comparecer no evento Elisa Maria Ferreira, André Barbosa Alves, Francis Bullos, Maria Joaquina Fernandes Pinto.