ESTADO/BRASÍLIA
Nesta quinta-feira, 25, em Brasília, o secretário de Energia e Economia do Mar do Estado, Hugo Leal, participou de reunião com o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Sandoval de Araujo Feitosa Neto. O encontro foi motivado pelos constantes problemas relacionados à interrupção do fornecimento de energia na Cidade do Rio e em diversos municípios fluminenses, causando transtornos à população.
“Buscamos uma solução para os constantes problemas na distribuição de energia elétrica, que atingem a população. Residências, comércio, indústria, serviços essenciais, prédios públicos, todos estão sofrendo com falta de luz. Precisamos sempre ter em mente que, atualmente, em diversos lugares, há pessoas que dependem de eletricidade para continuarem vivas, além dos milhares de trabalhadores que só podem conseguir seu sustento utilizando energia elétrica em suas atividades”, afirmou Hugo Leal.
O secretário lembrou que é responsabilidade da ANEEL a fiscalização das concessionárias de distribuição de energia, no caso do Rio de Janeiro a Light e a Enel. Hugo Leal apresentou ao diretor da agência reguladora demandas, separadas em três grupos, para que a ANEEL cobre das concessionárias.
Na melhoria da infraestrutura, as demandas são: Aumentar os investimentos em melhorias nas redes aéreas e subterrâneas de distribuição; Programar a substituição de redes nuas por isoladas; substituir transformadores e linhas em sobrecarga; Melhorar a capacidade de subestações; Realizar podas; Garantir equipes leves e pesadas para atendimento às interrupções de emergência; Fazer a manutenção preventiva na rede aérea e subterrânea e de prevenção, em detrimento das corretivas.
Para a qualidade do serviço foram apresentadas as seguintes demandas: Elevar o número de fiscalizações em relação aos investimentos realizados pelas distribuidoras; Indenização por serviço mal executado, segundo a violação dos indicadores individuais, e ressarcimento de danos elétricos, sendo importante avaliar, após a fiscalização, medidas mais contundentes para a melhoria do serviço prestado pelas distribuidoras.
Na parte de prevenção a fatalidade a demanda é: Atenção especial à rede subterrânea da Light, não permitindo, em hipótese alguma, a volta das explosões nas câmaras subterrâneas.