ITATIAIA
Um novo ano começando e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico avalia que o nível de geração de empregos no municio no ano passado é positivo. De acordo com a pasta, várias empresas se instalaram na cidade, principalmente no condomínio comercial Log, que pela primeira vez em seus 10 anos está com 100% de ocupação, nos 17 módulos. Fastplass Automotive Ltda., Royal Caress, Ibrame (Industria Brasileira de Metais), Comercial Cirúrgica Rioclarense, F&F Distribuidora, Ativa Distribuição e Logística Ltda., Medihosp, Alleima do Brasil Indústria e Comércio Ltda., WS Embalagens, Alçabras e TR Service atualmente operam no local.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia, José Luiz Xavier, no condomínio atuam cerca de 200 colaboradores ligados às empresas que usam os armazéns do local. Segundo ele, a maior parte dos funcionários é formada por itatiaienses, que receberam a oportunidade de crescimento profissional. “A cidade tem boas condições para atrair negócios, com localização privilegiada, entre os maiores centros consumidores, e modal rodoferroviário que proporciona menores custos operacionais para empresas. Nosso foco é ordenar este contexto, para que haja crescimento com emprego e renda sustentáveis”, diz.
Números positivos
A Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, também tem números positivos referentes a 2023. A pasta registrou a criação de 351 vagas no ano, com a participação direta de seu banco de currículos e o apoio no processo seletivo de empresas parceiras. De acordo com o responsável pela pasta, Leonardo Coimbra, a Secretaria estimula a capacitação dos munícipes fornecendo apoio no deslocamento até o local de cursos, através do Benefício Auxílio Transporte Sindpass.
Coimbra explica que atualmente 110 alunos são beneficiados com a iniciativa, para cursos na Cruz Vermelha, UFF, Firjan / Sesi, IFRJ, ITEC, Senac e Uerj. Além disso, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, possui convênios ativos com diversas instituições. No IFRJ, campus Pinheiral e Resende, itatiaienses cursam Técnico em Administração, Técnico em Paisagismo, Guia de Turismo e Técnico em Segurança do Trabalho. Os moradores também recebem apoio em cursos de Logística, Auto Elétrica e desenvolvedor de projetos Maker-Fablab, dentre outros. “Damos apoio para transporte em cursos de capacitação para o mercado em Educação à Distância e presenciais. Todas as parcerias foram firmadas no início da gestão”, ressalta.
O prefeito Irineu Nogueira entende que o empresariado é vital para a economia e afirma que capacitar os moradores para o mercado de trabalho é uma prioridade de sua gestão. “O setor produtivo gera receita e postos de trabalho. Buscamos fortalecer o comércio, fomentando junto às grandes empresas e ao setor de Compras da Prefeitura maior participação dos empreendedores e comerciantes como fornecedores de produtos e serviços”, diz.
Rio de Janeiro mantém o segundo lugar no ranking nacional de geração de empregos formais
O Estado do Rio manteve a segunda posição no ranking nacional de geração de empregos com carteira assinada, com 23.514 novos postos de trabalho criados somente em novembro, número 22,4% maior que no mês anterior. Os números confirmam a tendência positiva dos últimos seis meses do ano, quando o Rio de Janeiro se manteve entre os três primeiros lugares entre os estados que mais geraram empregos formais do Brasil. No acumulado de janeiro a novembro, já são 165.701 empregos formais gerados em solo fluminense. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira, (28/12) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
De acordo com o governador Cláudio Castro, o fomento à geração de emprego é prioridade e os bons resultados do Novo Caged nos mostram que estamos no caminho certo. “Os programas e parcerias que o Governo do Estado tem tirado do papel para capacitação e qualificação dos trabalhadores fluminenses e o novo cenário econômico do Rio de Janeiro, com a atração de novos investimentos, nos permitem avançar cada vez mais e gerar mais oportunidades”, declara.
A análise do Novo Caged, realizada pelo Observatório do Trabalho da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, apontou que das oito regiões do Estado do Rio de Janeiro, sete apresentaram saldos positivos no mês de novembro, com destaque para a Metropolitana e o Médio Paraíba. Os municípios que mais se destacaram na criação de vagas de trabalho foram o Rio de Janeiro (14.040), Niterói (1.199), Volta Redonda (1.168), São Gonçalo (758) e Nova Iguaçu, que registrou 635 novos empregos.
Ainda de acordo com o Observatório do Trabalho, dos cinco setores de atividade econômica, quatro apresentaram saldo positivo de vagas em novembro: Comércio (10.522), Serviços (10.338), Indústria (2.641) e Construção (359). No indicador por faixa etária e escolaridade, os jovens de 18 a 24 anos e aqueles com Ensino Médio completo são os preferidos para a contratação fluminense, com saldos de 12.749 e 19.952, respectivamente. Quando o saldo é analisado por sexo, houve um equilíbrio, com os homens com 51% e as mulheres com 49%.
Angra dos Reis
Admissões- 1.435
Demissões-1.157
Saldo-278
BARRA DO PIRAÍ
Admissões- 764
Demissões- 524
Saldo- 240
Barra Mansa
Admissões- 1.171
Demissões- 993
Saldo- 178
ITATIAIA
Admissões- 245
Demissões- 264
Saldo- (-) 19
PINHEIRAL
Admissões- 147
Demissões- 124
Saldo- 23
piraí
Admissões- 217
Demissões- 229
Saldo- (-) 12
PORTO REAL
Admissões- 128
Demissões- 140
Saldo- (-) 12
quatis
Admissões- 56
Demissões- 52
Saldo- 4
resende
Admissões- 1.079
Demissões- 990
Saldo- 89
RIO CLARO
Admissões- 41
Demissões- 56
Saldo- (-) 15
valença
Admissões- 276
Demissões-284
Saldo- (-) 8
VASSOURAS
Admissões- 152
Demissões- 779
Saldo- (-627)
volta redonda
Admissões-3.403
Demissões-2.235
Saldo-1.168