Valença
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a quarta morte por febre amarela na cidade. A vítima é um homem de 44 anos, morador da zona rural e que não havia sido vacinado. Outros oito moradores tiveram a doença confirmada.
Dados da secretaria apontam que desde o início de janeiro até a noite de segunda-feira, dia 22, 117 casos suspeitos passaram por avaliação, sendo 83 ainda aguardando resultado dos testes de sorologia.
Segundo a prefeitura, 37.560 pessoas já foram vacinadas no município, o que corresponde a 95% do público-alvo da campanha. A imunização em Valença segue nas unidades de saúde, diariamente, das 7 às 17 horas. A prefeitura destaca que a população que mora na área rural está sendo imunizada por agentes de saúde que estão indo às casas e unidades.
No próximo sábado acontece o Dia D de vacinação contra febre amarela em todo o estado do Rio de Janeiro.
Ao todo são 20 casos confirmados no estado: São quatro casos em Teresópolis, sendo dois óbitos; um óbito em Nova Friburgo; um em Petrópolis; um óbito em Miguel Pereira; um em Duas Barras; e os 12 casos de Valença, com quatro mortes.
Estado destina R$ 65 mil para vacinação em Barra Mansa
O secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr., que acompanhou no último sábado a vacinação contra febre amarela em Barra Mansa, anunciou o repasse de cerca de R$ 65 mil, que devem ser utilizados no pagamento de pessoal e transporte das equipes de imunização.
“Barra Mansa tem realizado um trabalho espetacular. Toda a cidade está em campanha e é disso que precisamos: mobilização efetiva e organizada. Vamos descentralizar recursos para ajudar a prefeitura a vacinar toda a população-alvo e estamos garantindo doses da vacina para o município. É fundamental que, especialmente as pessoas que visitem as áreas de mata, estejam vacinadas”, explicou o secretário Luiz Antonio.
Barra Mansa faz parte da área de recomendação da vacina desde o ano passado, mas com os novos casos da febre amarela registrados no município de Valença, a população voltou a procurar os postos.
“Todos os nossos postos estão vacinando contra febre amarela e montamos uma estrutura na prefeitura. A parceria com o Estado, que tem garantido as vacinas, é fundamental para o sucesso deste trabalho. Precisamos que todo o público-alvo de Barra Mansa esteja protegido contra febre amarela e estamos trabalhando para isso”, disse o prefeito Rodrigo Drable (MDB).