ANGRA DOS REIS
A Secretaria de Saúde realizou na Praça da Igreja Matriz uma campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado ontem.Quem passou por lá teve informações sobre as doenças causadas pelo tabaco e alternativas de vida saudável.
A Secretaria Executiva de Esportes e Lazer promoveu aulas de zumba e aeroboxe e a equipe de Nutrição prestou orientações sobre como ler rótulos de produtos para identificar os mais benéficos, por exemplo. Durante a campanha também aconteceram sessões de auriculoterapia e lian gong, que são práticas de tratamento alternativo.
Foram oferecidas pré-inscrições para aqueles que quiserem ser atendidos pelo Programa Contra o Tabagismo e Doenças Crônicas Não-transmissíveis. O atendimento é gratuito e funciona através de encontros periódicos. No primeiro mês, são quatro encontros. No segundo mês, dois. Do terceiro mês até que se complete um ano, os encontros são mensais. Durante o tratamento, os usuários recebem suporte com adesivos de nicotina e ansiolíticos.
Além da equipe do Programa Nacional contra o Tabagismo, participaram da campanha: Programa de Saúde do Homem e do Idoso; Programa de Saúde da Mulher; Programa de Saúde Bucal; Programa de Nutrição; Secretaria de Esportes e Lazer e alunos do curso de Medicina da Universidade Estácio. Cada entidade presente vai trabalhar os malefícios do tabagismo sob a perspectiva de sua especialidade.
Unidades de saúde que oferecem o tratamento contra o tabagismo
ESF Morro do Carmo- 5ª feira de tarde; ESF Camorim 1 – 2ª feira de manhã; ESF Camorim 2 – 2ª feira de manhã; ESF Jacuecanga – 3ª feira de manhã; ESF Monsuaba – 3ª feira de tarde; ESF Petrobras – 2ª feira de tarde
ESF Perequê/ Mambucaba – 3ª feira de tarde; ESF Vila Histórica – 2ª e 4ª feira de tarde.