+
Tempo de leitura: 2 minutos e 59 segundos
+
Depois da segunda rodada do Campeonato Estadual – Taça Guanabara, Vasco, Flamengo e Fluminense continuam invictos. Em vitórias. A dupla Fla-Flu até já acumula uma derrota cada um. Também armazena sua primeira derrota de 2025 nosso glorioso Botafogo, campeão brasileiro e campeão continental da Libertadores, o mais cobiçado troféu das Américas.
+
Único efetivamente invicto, porque não perdeu para os temidos esquadrões do Nova Iguaçu e do Bangu, o Vasco perdeu de ganhar, em casa, em São Januário, diante da sua torcida, cobrando um pênalti telegrafado no final do jogo que o goleiro João Vitor, reserva na turma de Moça Bonita, defendeu sem maior esforço.
+
Essas observações não têm a finalidade leviana de desmerecer o Bangu, o Nova Iguaçu ou qualquer dos outros times de menor investimento. Todos eles merecem nosso respeito e admiração pelas lutas de sobrevivência que travam no dia a dia e pela enorme contribuição que prestam ao futebol brasileiro. Eles são fundamentais na grandeza do nosso futebol.
+
Mas, constatar o Fluminense – 32 títulos de Campeão Carioca/12 de campeão da Taça Guanabara, ser o atual vice lanterna da competição. O Flamengo – 37 vezes Carioca e 23 vezes campeão da Taça Guanabara, disparado o maior campeão das duas competições, ostentar modesto atual nono lugar. O Vasco – 24 CC e 13 TG, oitavo lugar. O Botafogo – 21 CC e 8 TG, o mais bem colocado, atualmente no quarto lugar, causa melancolia.
+
Será que vai terminar assim o Campeonato Estadual desse ano? Não, não vai. Daqui a umas duas ou três rodadas os grandes, depois de treinar e faturar, o que já deveria ter sido feito antes do campeonato começar, os grandões cariocas vão bocejar, esticar os braços e colocar seus times principais em campo.
+
Infelizmente essa é uma triste realidade do futebol. Aqui e em todo lugar, o esporte sadio, de paixão genuína, vem cedendo espaço constante para a especulação financeira. Assim como nosso planeta agoniza pelos maus tratos ao meio ambiente, infelizmente o esporte futebol caminha em passos rápidos vítima da mesma inconsequência.