>
renascer ead digital

Resende terá apoio do Exército no combate à dengue

Por Idel Pinheiro
728x90 refis

RESENDE

Os esforços preventivos contra a dengue, zika e chikungunya em Resende serão intensificados com o verão se aproximando. O Comitê de Combate à Dengue da Prefeitura de Resende já preparou o planejamento para as próximas semanas e terá um grande mutirão que vai passar pelos bairros Jardim Aliança I e II, Morada do Contorno, Jardim do Oeste, Morada da Montanha e Mirante da Serra, entre os dias 9 e 15 de dezembro, e pelos bairros Toyota, Jardim Primavera e Santa Isabel, do dia 16 ao dia 20 de dezembro

mobilização vai recolher materiais que podem se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti, identificar e tratar focos domiciliares, além de conscientizar moradores sobre as medidas preventivas, através visitas nas residências. Do dia 9 ao dia 13 as equipes vão visitar as casas e retornam, nos dias 14 e 15, para recuperar as residências que estavam fechadas. É fundamental que os moradores dos bairros contemplados descartem o entulho na calçada a partir do dia 9.

O trabalho desenvolvido através de uma grande parceria contará com equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e outras frentes da gestão municipal. Como apoio externo, a Prefeitura irá contar com a participação de representantes da Cruz Vermelha e da Academia Militar das Agulhas Negas (Aman). O mutirão terá com o auxílio do maquinário da Secretaria Municipal de Obras com seis caminhões e duas retro escavadeiras. A equipe do Exército ainda contribuirá com mais dois caminhões. 

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Carolina Bittencourt, o mutirão deverá contar com a participação de aproximadamente 70 profissionais durante a semana e 100 aos finais de semana. O planejamento do Comitê prevê que as equipes passem por mais de 5.500 imóveis do dia 9 ao dia 15 e mais 2.300 do dia 16 ao dia 20. A superintendente lembra, no entanto, que a iniciativa só dará os resultados esperados com a colaboração da população. “É fundamental que os munícipes abram as portas de suas residências para receber o Mutirão. Os profissionais vão inspecionar e tratar de cada quintal todos os recipientes que acumulem água, como baldes, pratos de plantas, potes, calhas, garrafas e pneus. Mas essa postura vai muito além do mutirão, é sempre importante estar atento. E caso identifique algum imóvel com possíveis focos do Aedes aegypti, é recomendado denunciar para a Ouvidoria”, explica a superintendente. 

Um dos principais objetivos do mutirão é controlar preventivamente a incidência dos focos do mosquito transmissor das doenças. A ação, inclusive, mira pontos estratégicos da cidade que possuem maior tendência a conter criadouros. Outro importante ponto sobre a organização do mutirão é o fato de ocorrer justamente em um período de chuva, quando os recipientes que acumulam água tornam-se mais perigosos.

ATIVIDADES EXTRAS 

Além das ações comuns realizadas pelo mutirão, o Comitê de Combate à Dengue também vai promover uma série de ações em parceria com outras frentes durante o período de mobilização. No dia 14, será realizada uma ação educativa e preventiva na feira do Acesso Oeste. Também serão realizados o ‘Tempo de Brincar’ e ‘Árvore do Saber’, na mesma data.

CRONOGRAMA

Do dia 9 ao dia 15 de dezembro 

Jardim Aliança I e II


Morada do Contorno

Jardim do Oeste

Morada da Montanha

Mirante da Serra

Do dia 16 ao dia 20 de dezembro

Toyota

Jardim Primavera

Santa Isabel

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos