VALE DO CAFÉ
Uma caravana cultural com cinema itinerante, o Cine Caravana do Sonho, está no Vale do Café, com sua Kombi Estrela, para espalhar cultura acessível e gratuita nas férias da criançada. Com a exibição pública do longa-metragem Tainá – a origem, dirigido por Rosane Svartman, o projeto chega nos próximos dias nos municípios de Paraíba do Sul (13 e 14/7, sáb e dom); Miguel Pereira (16 e 19/7, 3ªf e 6ªf); Rio das Flores (09 e 10/7, 3ªf e 4ªf); e, Paty do Alferes (18 e 21/7, 5ªf e dom), sempre às 18 horas, com acessibilidade em libras, legendas e audiodescrição. Abaixo, sinopse e “Serviço” completo.
Tainá – a origem é um filme para toda a família, que passa uma mensagem de amor e respeito ao meio ambiente e aos seus ecossistemas, a partir das aventuras da menina indígena Tainá, que abrigada entre as raízes de uma Grande Árvore, ainda bebê, é salva pelo velho e solitário Pajé Tigê, que passa a cuidar dela. Cinco anos depois, a menina encara os malfeitores da floresta e desvenda o mistério de sua própria origem. O longa-metragem de Rosane Svartman, tem roteiro de Claudia Levay e conta em seu elenco com a menina Wiranu Tembé (Tainá), Nuno Leal Maia (Vô Teodoro), Gracindo Junior (Vô Tigê), Beatriz Noskoski (Laurinha), Igor Ozzy (Gobí), Mayara Bentes (Maya), Guilherme Berenguer (Vitor), Laila Zaid (Luna), Leon Góes (Bu) e fidelis Barros (Cacique).
Projeto do grupo teatral Gira Cia Andante – @giraciaandante -, o Cine Caravana do Sonho já passou pelas cidades de Paulo de Frontin (17 e 18/6); Conservatória (21 e 22/6); Mendes (25 e 26/6), Vassouras (06 e 07/7) e Rio das Flores (09 e 10/7, 3ªf e 4ªf), com incentivo do Governo Federal, do Ministério da Cultura, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo. Ao final da circulação, oficinas de produção cultural para criação de projetos itinerantes serão oferecidas nos formatos presencial e online.
Cine Caravana do Sonho:
A Caravana do Sonho é um projeto contínuo do grupo teatral Gira Cia Andante realizado desde 2018. Já atuou em mais de trinta cidades, com um público total de mais de oito mil espectadores. Tem como proposta a democratização de produtos culturais, para pessoas de todos os lugares: das pequenas, médias e grandes cidades; comunidades rurais, comunidades quilombolas, aldeias indígenas, dentre outras. Todas as atividades da Caravana do Sonho são oferecidas gratuitamente em espaços públicos e/ou comunitários – circulação que acontece com a Kombi Estrela, que é a Sede Itinerante da Gira Cia Andante. Dessa forma, a Kombi Estrela transforma o espaço público em um ambiente cultural, aberto e democrático.
Tainá – A origem
Gênero: Infantil, aventura | Livre | 90 minutos
Diretora: Rosane Svartman
Trailer oficial: https://www.youtube.com/watch?v=1NxCCjCbpkQ
Sinopse:
A floresta amazônica é invadida por piratas da biodiversidade e a jovem índia Maya (Mayara Bentes) acaba tornando-se vítima dos bandidos, deixando órfã a bebê Tainá. A criança é abrigada entre as raízes de uma Grande Árvore e salva pelo velho e solitário pajé Tigê (Gracindo Jr), que passa a cuidar dela e só a devolve para seu povo cinco anos depois, quando será escolhido o novo líder defensor da natureza. Por ser menina, Tainá (Wiranú Tembé) é impedida de se apresentar, mas pela herança da mãe, a última das guerreiras, e com o apoio da esperta menina da cidade Laurinha (Beatriz Noskoski) e do índio nerd Gobi (Igor Ozzy), a indiazinha resolve encarar os malfeitores, desvendando o mistério de sua própria origem.
Serviço:
Cine Caravana do Sonho | Gratuito
Exibição do longa-metragem: Tainá – A origem | Livre | 90 minutos
Horário das sessões: 18 horas (em todas as cidades)
Acessibilidade: libras, legendas e audiodescrição
Datas e cidades:
Paraíba do Sul (13 e 14/7, sáb e dom)
13/7 (sáb), na Beira Rio – Estacionamento ao lado da Construmil
14/7 (dom), no Pátio da Igreja de São Vicente de Paulo – Sardoal
Miguel Pereira (16 e 19/7, 3ªf e 6ªf)
16/7 (3ªf), na Praça da Ponte – Pátio da Igreja
19/7 (6ªf), no Calcadão do Grawata – Centro
Paty do Alferes (18 e 21/7, 5ªf e dom)
18/7 (5ªf), no Campo de Palmares
21/7(dom), no Monte Alegre
Oficina de Produção Cultural
Dias: 15 e 17/7 (2ªf e 4ªf)
Online: das 10h às 12h.
Presencial: em Miguel Pereira
Local: Casa Pitombeira (Rua do Recreio 65, Vila Selma)
Horário: das 18h30 às 20h30
Ficha Técnica:
Coordenação Geral: Gil Monteiro
Direção de Produção e Coordenação de Comunicação: Mery Alentejo
Produtora: Patrícia Olivieri
Produtora Executiva: Melissa Arievo
Assessoria de imprensa: Passarim Comunicação
Designer e Social Mídia: Julia Queiroz
Fotos: @fotografiaemmovimento
Edição de vídeos: Fábio Di Fiore
Acessibilidade: Rangel Produções