Projeto cultural itinerante, Cine Caravana do Sonho, leva para o Vale do Café exibições gratuitas do longa-metragem

0

VALE DO CAFÉ

Uma caravana cultural com cinema itinerante, o Cine Caravana do Sonho, está no Vale do Café, com sua Kombi Estrela, para espalhar cultura acessível e gratuita nas férias da criançada. Com a exibição pública do longa-metragem Tainá – a origem, dirigido por Rosane Svartman, o projeto chega nos próximos dias nos municípios de Paraíba do Sul (13 e 14/7, sáb e dom); Miguel Pereira (16 e 19/7, 3ªf e 6ªf); Rio das Flores (09 e 10/7, 3ªf e 4ªf); e, Paty do Alferes (18 e 21/7, 5ªf e dom), sempre às 18 horas, com acessibilidade em libras, legendas e audiodescrição. Abaixo, sinopse e “Serviço” completo.

Tainá – a origem é um filme para toda a família, que passa uma mensagem de amor e respeito ao meio ambiente e aos seus ecossistemas, a partir das aventuras da menina indígena Tainá, que abrigada entre as raízes de uma Grande Árvore, ainda bebê, é salva pelo velho e solitário Pajé Tigê, que passa a cuidar dela. Cinco anos depois, a menina encara os malfeitores da floresta e desvenda o mistério de sua própria origem. O longa-metragem de Rosane Svartman, tem roteiro de Claudia Levay e conta em seu elenco com a menina Wiranu Tembé (Tainá), Nuno Leal Maia (Vô Teodoro), Gracindo Junior (Vô Tigê), Beatriz Noskoski (Laurinha), Igor Ozzy (Gobí), Mayara Bentes (Maya), Guilherme Berenguer (Vitor), Laila Zaid (Luna), Leon Góes (Bu) e fidelis Barros (Cacique).

Projeto do grupo teatral Gira Cia Andante – @giraciaandante -, o Cine Caravana do Sonho já passou pelas cidades de Paulo de Frontin (17 e 18/6); Conservatória (21 e 22/6); Mendes (25 e 26/6), Vassouras (06 e 07/7) e Rio das Flores (09 e 10/7, 3ªf e 4ªf), com incentivo do Governo Federal, do Ministério da Cultura, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo. Ao final da circulação, oficinas de produção cultural para criação de projetos itinerantes serão oferecidas nos formatos presencial e online.

Cine Caravana do Sonho:

Caravana do Sonho é um projeto contínuo do grupo teatral Gira Cia Andante realizado desde 2018. Já atuou em mais de trinta cidades, com um público total de mais de oito mil espectadores. Tem como proposta a democratização de produtos culturais, para pessoas de todos os lugares: das pequenas, médias e grandes cidades; comunidades rurais, comunidades quilombolas, aldeias indígenas, dentre outras. Todas as atividades da Caravana do Sonho são oferecidas gratuitamente em espaços públicos e/ou comunitários – circulação que acontece com a Kombi Estrela, que é a Sede Itinerante da Gira Cia Andante. Dessa forma, a Kombi Estrela transforma o espaço público em um ambiente cultural, aberto e democrático.

Rangel Ribeiro, Julia Queiroz e Mery Alentejo e, Gil Monteiro em cima da Kombi

Tainá – A origem

Gênero: Infantil, aventura | Livre | 90 minutos

Diretora: Rosane Svartman

Trailer oficialhttps://www.youtube.com/watch?v=1NxCCjCbpkQ

Sinopse:

A floresta amazônica é invadida por piratas da biodiversidade e a jovem índia Maya (Mayara Bentes) acaba tornando-se vítima dos bandidos, deixando órfã a bebê Tainá. A criança é abrigada entre as raízes de uma Grande Árvore e salva pelo velho e solitário pajé Tigê (Gracindo Jr), que passa a cuidar dela e só a devolve para seu povo cinco anos depois, quando será escolhido o novo líder defensor da natureza. Por ser menina, Tainá (Wiranú Tembé) é impedida de se apresentar, mas pela herança da mãe, a última das guerreiras, e com o apoio da esperta menina da cidade Laurinha (Beatriz Noskoski) e do índio nerd Gobi (Igor Ozzy), a indiazinha resolve encarar os malfeitores, desvendando o mistério de sua própria origem.

Serviço:

Cine Caravana do Sonho | Gratuito

Exibição do longa-metragem: Tainá – A origem | Livre | 90 minutos

Horário das sessões: 18 horas (em todas as cidades)

Acessibilidade: libras, legendas e audiodescrição

 Datas e cidades:

Paraíba do Sul (13 e 14/7, sáb e dom)

13/7 (sáb), na Beira Rio – Estacionamento ao lado da Construmil

14/7 (dom), no Pátio da Igreja de São Vicente de Paulo – Sardoal

Miguel Pereira (16 e 19/7, 3ªf e 6ªf)

16/7 (3ªf), na Praça da Ponte – Pátio da Igreja

19/7 (6ªf), no Calcadão do Grawata – Centro

Paty do Alferes (18 e 21/7, 5ªf e dom)

18/7 (5ªf), no Campo de Palmares

21/7(dom), no Monte Alegre

Oficina de Produção Cultural

Dias: 15 e 17/7 (2ªf e 4ªf)

Online: das 10h às 12h.

Presencial: em Miguel Pereira

Local: Casa Pitombeira (Rua do Recreio 65, Vila Selma)

Horário: das 18h30 às 20h30

 Ficha Técnica:

Coordenação Geral: Gil Monteiro

Direção de Produção e Coordenação de Comunicação: Mery Alentejo

Produtora: Patrícia Olivieri

Produtora Executiva: Melissa Arievo

Assessoria de imprensa: Passarim Comunicação

Designer e Social Mídia: Julia Queiroz

Fotos: @fotografiaemmovimento

Edição de vídeos: Fábio Di Fiore

Acessibilidade: Rangel Produções

Deixe um Comentário