Unidades de Saúde estarão com horários estendidos nesta quarta-feira

0

RESENDE

Pela terceira vez, as unidades de saúde do município estarão abertas nesta quarta-feira, dia 19, fora do horário comercial. O objetivo é atender mulheres que desejam fazer o exame preventivo ou para quem tem de atualizar a carteira de vacinação. Nesta edição, serão beneficiados moradores de cinco bairros, comunidades e distritos. As unidades de saúde estarão abertas no período de 17 às 21 horas.

Segundo a secretaria de Saúde os postos abertos estão localizados na Cidade Alegria (Caixa d’água), Primavera, Itapuca e no distrito de Engenheiro Passos, além a Clínica da Família.  O projeto tem como alvo prioritário mulheres entre 25 e 64 anos, que é a faixa etária mais recomendada a fazer o preventivo. No entanto, a prefeitura informa que o atendimento é previsto a todas as mulheres que forem às unidades com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os procedimentos ofertados envolvem uma série de exames, que são considerados fundamentais para um diagnóstico precoce de câncer de mama e câncer no colo do útero.

De acordo com o cronograma inclui o Papanicolau, teste físico das mamas e orientações do autoexame. O resultado do exame preventivo tem previsão para ficar pronto entre 30 a 45 dias e pode ser retirado pela paciente no posto de saúde onde foi realizado.Além disso, os postos que ficarão abertos até mais tarde estarão também com o trabalho de atualização da caderneta de vacinação. A ação é importante para que toda a população tenha a chance de se imunizar contra doenças como sarampo e febre amarela, por exemplo. Com essa medida, a prefeitura busca beneficiar principalmente as pessoas que trabalham em horário comercial ou que estão com a agenda muito apertada.

PROJETO

O projeto iniciado em fevereiro pela prefeitura tem alcançado marcas expressivas. Na edição do dia 12, por exemplo, foram feitos 120 atendimentos, 118 coletas de exames preventivos e 16 solicitações de mamografia. As equipes da secretaria de Saúde do município aplicaram ainda 96 vacinas.

Na primeira edição, no dia 5, foram feitos 60 exames preventivos, 20 solicitações de mamografia e aplicadas 19 doses de vacinas variadas.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !