VALENÇA
Na manhã deste sábado, dia 18, produtores rurais da localidade Pedro Carlos, no distrito Conservatória, procuraram o A VOZ DA CIDADE para relatar os constantes transtornos e prejuízos financeiros que eles têm enfrentado por conta da falta de energia elétrica na localidade.
Eles relataram que estão há mais de 80 horas sem energia elétrica para para manter os equipamentos de resfriamento e conservação do leite em temperaturas adequadas para o transporte.
A produtora Chantal Intrator contou que ainda está conseguindo conservar a produção por conta de um gerador próprio, que é movido a gasolina. Isso quando ela consegue o combustível para abastecer o equipamento. “O pouco que tenho conseguido ainda manter é por conta do gerador que é movido a gasolina que está custando em média R$ 5,70. Gasto cerca de dez litros por hora de funcionamento do gerador. Isso quando consigo comprar a gasolina, pois na última ida ao posto, a bomba não estava funcionando por conta da falta de energia elétrica” relatou a produtora.
Ela ainda acrescentou que já há algum tempo os problemas com queda de energia são constantes. “Os picos e as quedas de energia têm sido constantes já há algum tempo. Tenho vários pedidos de uma solução junto a Light, e até agora não temos um posicionamento da empresa. Estamos tendo prejuízos no período das chuvas, que já costuma ser crítico e de margens muito baixas ao produtor de leite. Para piorar, o preço do litro de leite pago aos produtores nos últimos meses tem sido ainda mais baixo do que o normal, uma crise sem precedentes na atividade. Se esta situação de falta de abastecimento de energia não se regularizar, a manutenção da atividade ficará inviável, e o que veremos num futuro bem próximo será o comprometimento da atividade e inevitavelmente a falência destes produtores”, lamentou Chantal.
Outro produtor que está tendo prejuízo com a falta de energia elétrica dos últimos dias é Denilson. Ele nos contou que, diariamente, tem descartado aproximadamente 80 litros de leite. “É muito triste ver essa situação. Mas, infelizmente não há muito o que fazer. Nossa região está sem energia elétrica há mais de 80 horas e Light segue nos ignorando e, diariamente, nos causando prejuízo, uma vez que a produção leiteira é o meu único meio de sobrevivência e é sustento da minha família”, lamentou o produtor.
A equipe do A VOZ DA CIDADE entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Light, através de e_mail e, até o momento desta publicação não obteve retorno.
O jornal segue aberto para os esclarecimentos da empresa fornecedora de energia elétrica da localidade.
Situação é a mesma de Santa Izabel do Rio Preto
Assim como publicado na última quinta-feira, dia 16, pelo jornal, os pequenos produtores do distrito Santa Izabel do Rio Preto, também em Valença, estão com o mesmo problema e seguem contabilizando os prejuízos causados pela falta de energia elétrica na localidade.