>
728x90 vacina (1)

Princípios das licitações e contratos com a administração pública 

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv barra mansa 970x150

Na esfera do direito administrativo, os princípios possuem uma influência preponderante do que em outras áreas do Direito, por isso é de extrema importância conhecer os princípios para entender o fundamento e funcionalidades quando nas relações com a administração pública.

A Lei 8.666/1993, já revogada, tinha um rol de princípios amplo, dentre eles: o princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

A Lei 14.133/2021 ampliou o rol de princípios, sendo entre estes, os básicos da administração pública, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, acrescentando também o interesse público, probidade administrativa, igualdade, incluído também planejamento, transparência, eficácia, segregação de funções, princípio da motivação, vinculação ao edital, o julgamento objetivo, segurança jurídica, razoabilidade, competitividade, proporcionalidade, celeridade, economicidade e o princípio do desenvolvimento nacional sustentável.

O legislador ampliou o rol de princípios acrescentando mais de 10 princípios para os contratos com a administração pública, com a intenção de priorizar estes princípios nas contratações.

Dentre os novos princípios acrescentados pela Lei 14.133/2021, podemos destacar: planejamento que segundo Marçal Justen Filho, o princípio do planejamento significa o dever de previsão das ações futuras, abrangendo inclusive eventos não relacionados diretamente à atuação administrativa, de modo a adotar as providências mais adequadas e satisfatórias para a realização das finalidades pretendidas.


Ou seja, a Lei 14.133, abordou com complexidade a fase preparatória do processo licitatório, sendo característica do princípio do planejamento compatibilizando com o plano de contratações anual e leis orçamentárias, bem como levando em consideração as técnicas mercadológicas e de gestão que podem interferir na contratação.

Dessa forma, visando os princípios que abrangem a Lei 14.133/2021, e a importância dos princípios no Direito administrativo, é imprescindível nas relações com a administração pública conhecer e entender os princípios. Em caso de dúvidas nos contratos com a administração pública, consulte um advogado.

 

Dalila T. de Souza Marins

OAB/RJ 239.836

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos