PORTO REAL
O prefeito, Alexandre Serfiotis, recebeu na quinta-feira, dia 20, a visita de cortesia do cônsul geral da Itália no Rio de Janeiro, Massimiliano Iacchini. Fizeram parte da comitiva o vice-cônsul, Marco Graziosi e o responsável pelo Instituto Italiano de Cultura, Riccardo Scafati.
A recepção ocorreu no Palácio 5 de Novembro, e em uma conversa amistosa e bem descontraída, o diplomata pôde conhecer mais sobre o município. Na sequência, a comitiva foi até a Casa do Imigrante, onde Alexandre mostrou o acervo de fotos, pinturas e instrumentos utilizados pelos imigrantes italianos.
Outro local visitado, foi a Associação Vittorio Emanuele II, entidade fundada por descendentes de italianos. No local, Massimiliano conheceu as origens das famílias que chegaram a Porto Real no ano de 1875, sendo em sua maioria, imigrantes das cidades Concordia sulla Secchia (Concordia ao sul do rio Secchia) e Novi di Modena.
Por último, a comitiva foi até a Fazenda Campo Belo e depois participaram do almoço no Restaurante Ninos, onde o Diplomata foi apresentado ao ‘Caplão’, famoso prato culinário criado em Porto Real.
O prefeito Serfiotis disse estar honrado em receber Massimiliano e ainda destacou o quanto o feito fortalece a cultura italiana no município. “Apresentamos ao cônsul os projetos de fomento cultural, e claro, os eventos tradicionais como a Festa da Cultura Italiana. Espero que ele possa retornar mais vezes ao município, e assim, auxiliar para a preservação da cultura dessa que é uma das primeiras colônias italianas do Brasil”, disse Alexandre.