ITATIAIA
O prefeito, Irineu Nogueira, esteve reunido nesta quinta-feira, dia 2, com a diretoria da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap) para debater a elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e do projeto municipal de esgotamento sanitário. A reunião contou com a participação do diretor-presidente da Agevap, André Luís de Paula Marques e do controlador da entidade, César Augusto Abreu de Oliveira Lima, além do secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Freitas e o chefe de Gabinete, Luiz Carlos de Alencar Besouchet. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito, no Paço Municipal Campo Belo.
Durante a reunião, o diretor-presidente da Agevap, André Luís de Paula Marques, destacou que o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos e o projeto municipal de esgotamento sanitário, que têm a participação do Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul, são dispositivos importantes para que a cidade observe as legislações ambientais. “Outros municípios da Bacia já assinaram termos de cooperação técnica para execução do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos e o interesse de Itatiaia em buscar o apoio da agência é positivo”, salienta André.
O secretário de Meio Ambiente do município, Rodrigo Freitas, disse que implementar sistemas de manejo de resíduos sólidos urbanos, estimulando uma ampla participação dos setores da sociedade, é importante. “A perspectiva deve ser sempre o desenvolvimento sustentável. A elaboração de um Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos é um fator indispensável para garantia de uma política pública de gestão ambiental”, avalia Freitas.