BARRA MANSA
Nesta terça-feira, dia 5, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e de acordo com o último levantamento oficial realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Barra Mansa possui 10% de fragmentos de Mata Atlântica, grande parte delas conservadas nas Áreas de Preservação Ambientais (APA’s). O número é considerado baixo por especialistas. Para mudar esse panorama algumas ações de reflorestamento e recuperação ambiental têm sido feitas no município, na maioria envolvendo a parceria entre prefeitura e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
O A VOZ DA CIDADE conversou com o gerente de Unidade de Conservação e Recursos Hídricos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Marley Landim, que destacou as parcerias com o Inea. “Temos hoje um trabalho de limpeza e desassoreamento feito no Rio Barra Mansa, na altura dos bairros Boa Sorte e Piteiras; que é uma solicitação de 20 anos e que só foi feita graças à parceria com o Inea, pois não tínhamos o maquinário necessário”, afirmou, citando que o objetivo agora é seguir a orientação do secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, e promover ações de conscientização e educação ambiental com os moradores daquela localidade para manter o rio limpo.
Marley explicou que além da atenção a limpeza dos rios, ações de reflorestamento têm sido feitas em compensação aos danos à natureza e com intuito de melhorar o ordenamento urbano, promovendo o equilíbrio ambiental. “Barra Mansa conta hoje com sete áreas de preservação ambiental municipais; duas estaduais e uma federal. Todas elas têm o objetivo de preservar a fauna e a flora nativa da região, visando à garantia de maior segurança hídrica e um controle da ocupação desordenada de algumas áreas.”, destacou Marley, lembrando que além da recuperação da natureza, as APAs beneficiam o município na arrecadação de recursos através do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Verde – tributo que funciona como incentivo para investimento em preservação ambiental.
PLANTIO DE ÁRVORES
O gerente da secretaria de Meio Ambiente informou ainda que já foram plantadas mudas de espécies da Mata Atlântica em uma área de 40 hectares na Bacia do Bananal, na altura do distrito Rialto, em Barra Mansa; a ação é feita através de um pagamento por serviços ambientais (PSA) da Agevap em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Outros 38 hectares (32 na Bacia Hidrográfica do Rio Bananal, em Rialto, e outros seis na área urbana do Rio Paraíba do Sul – que vai desde o Parque da Cidade até à altura do fórum em Barra Mansa) serão recuperados por meio do Projeto Águas de Barra Mansa, que será lançado na próxima sexta-feira celebrando a Semana do Meio Ambiente.
O plantio será realizado pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Inea em parceria com a Prefeitura. Os recursos para a ação de restauração florestal são oriundos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado entre SEA, Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA), o Inea e a CSN com a Usina Presidente Vargas, no âmbito do Mecanismo Financeiro para a Conservação da Biodiversidade no estado do Rio de Janeiro (FMA/RJ).
NOVA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO
O gerente de Unidade de Conservação e Recursos Hídricos da secretaria revelou ainda que Barra Mansa deve ganhar mais uma área de preservação ambiental. A APA ficaria em uma região entre os bairros Getúlio Vargas e Vila Nova, passando por Água Comprida, São Francisco, chegando até a Santa Rita de Cássia. “Estamos fazendo o estudo para demarcação da área que será contemplada, podemos dizer que estamos em processo de lapidação, mas tudo indica que daqui a mais ou menos 30 dias teremos uma nova APA no município” comentou, informando que o estudo engloba as secretarias de Desenvolvimento Rural, Planejamento Urbano e Meio Ambiente.
Ao ser perguntado sobre qual o benefício daquela região se tornar uma APA, Marley Landim disse que a principal delas é a produção de água e a promoção da ocupação ordenada do espaço. “Ela se transformando em APA vamos poder direcionar recursos públicos para a preservação e recuperação de nascentes e mananciais que estão naquela área, que são muitos. Isso vai melhorar a produção de água, de oxigênio, a climatização, além das áreas verdes e de mata ciliar, os topos de morros”, finalizou. Depois de finalizado o estudo, o projeto segue para o prefeito Rodrigo Drable (MDB) que já sinalizou que deve decretar àquela região como APA.
SEMANA TERÁ EXPOSIÇÕES, PLANTIOS E DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS
Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza durante a semana diversas atividades especiais sobre o tema. A programação vai até sexta-feira, dia 8, e propõe medidas e atividades de valorização do patrimônio ambiental da cidade.
Hoje haverá exposição de materiais de educação ambiental na Praça da Matriz e distribuição de mudas ao longo do dia.
Durante a semana, serão realizados plantios de mudas nas margens dos rios Barra Mansa, Bananal e Paraíba do Sul; conscientização sobre ações sustentáveis e a apresentação das unidades de conservação Monumento Natural Serra da Beleza pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Área de Proteção Ambiental Municipal Serra do Rio Bonito, localizadas em Amparo.
A semana encerra com o Programa Águas de Barra Mansa no Parque da Cidade. O projeto tem o intuito de preservar as nascentes e as matas ciliares do principal manancial de abastecimento público do município. Está previsto o plantio de mais de 50 mil mudas de espécies nativas de Mata Atlântica na bacia hidrográfica do Rio Bananal e nas margens do Rio Paraíba do Sul. Confira a programação completa abaixo.
Terça-feira (05/06)
De 9h às 16h – Exposição de materiais de educação ambiental na Praça da Matriz e distribuição de mudas
Quarta-feira (06/06)
14h – Plantio de mudas em conjunto com Associação de Moradores do bairro Colônia Santo Antônio e do Centro Educacional Nosso Amiguinho
Recolhimento de óleo de cozinha no bairro Village Primavera
Quinta-feira (07/06)
10h – Plantio de mudas nas margens do Rio Barra Mansa e do Rio Paraíba do Sul
Sexta-feira (08/06)
9h às 14h – Evento de apresentação do Monumento Natural Serra da Beleza e da Área de Proteção Ambiental Serra do Rio Bonito – Escola Municipal Jahyra Fonseca Drable e Colégio Estadual Nossa Senhora do Amparo, no distrito de Amparo
16h – Programa Águas de Barra Mansa – Parque da Cidade, no Centro