>
a voz da cidade 970 x 150 px

Paralisação de terceirizadas do Detran.RJ afeta o Sul Fluminense

Por Idel Pinheiro
bnr am aniv barra mansa 970x150

SUL FLUMINENSE

Funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviços ao Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran.RJ)  paralisaram atividades desde segunda-feira, dia 8, em ao menos três cidades da região: Angra dos Reis, Barra do Piraí e Valença. Os trabalhadores alegam que estão com salários atrasados pelas empresas que são contratadas para auxiliar a rotina nos postos.

O problema tem se agravado, segundo o Detran, em virtude da fase de transição de contrato entre empresas terceirizadas. A situação ocorre em várias cidades fluminenses, principalmente na região Metropolitana. Os motoristas que buscam atendimento encontram cartazes fixados no portão das unidades fechadas, explicando a suspensão das atividades pela falta de pagamento dos trabalhadores.

As empresas terceirizadas frisam que o atraso no pagamento dos trabalhadores é consequência da falta de repasse de valores pelo Detran.RJ. Uma das empresas que emitiram posicionamento aos seus colaboradores é a Planejar, frisando tratativas para obter pagamento do Detran, sem êxito. “Desde outubro de 2020, várias tratativas e várias reuniões foram realizadas no intuito desta empresa receber pelos serviços que são executados por todos vocês, e em muitos desses contatos foi nos dado a palavra do líder máximo dessa instituição, que seria solucionado e que a Empresa poderia então honrar com seus compromissos diante de seus colaboradores, porém a palavra de pagamento dada em reuniões e em respostas de ofícios se perdiam ao vento sem que fossem cumpridas. Inicialmente prometeram um pagamento para o dia 27/11/2020, o que não ocorreu, atualmente o Detran/RJ já estão devendo os meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2020”, disse.

A empresa observa ainda que “nunca em sua história deixou de honrar com seus compromissos junto a seus colaboradores” e, que foi proposto “uma transição pacífica dos empregados da Planejar à empresa vendedora IBAP (empresa vencedora do processo Licitatório), visando minimizar os impactos, inclusive sob a condição de que todos recebam na integra seu Direitos Trabalhistas”. O comunicado aos colaboradores ressalta também que o Detran/RJ, em nenhum momento, comunicou à Planejar sobre a data de encerramento de seu contrato, apesar de já ter assinado com outra empresa.

Por sua vez, o órgão estadual alega que a suspensão é uma medida restrita às terceirizadas, uma vez que ocorre o fim de contrato e a transição entre empresas. Sobre a situação na região, o órgão informou ao A VOZ DA CIDADE que “na região Sul Fluminense, os postos de vistoria de Valença, Barra do Piraí e Angra dos Reis estão com o atendimento interrompido temporariamente devido à mudança da empresa que presta serviços. A previsão é de retomar as atividades até o fim da semana”.


A recomendação para os usuários destas cidades, pessoas com que tinham atendimento agendado, é “que retornem ao mesmo posto nos cinco dias úteis subsequentes à reabertura, sem a necessidade de reagendamento”.

COVID EM BARRA MANSA

Além das três cidades citadas com paralisação pela situação envolvendo os funcionários terceirizados, o Detran.RJ ressalta que não há atendimento no posto de Barra Mansa. Mas, neste caso, a unidade segue temporariamente fechada após a comprovação de caso de funcionário infectado pela Covid-19. “Os usuários que estavam agendados também poderão retornar à mesma unidade nos cinco dias úteis subsequentes à reabertura, sem necessidade de reagendamento”, frisa o Detran.

Porém, mesmo sem expediente em virtude das recomendações do setor epidemiológico, há funcionários de uma terceirizada do setor de identificação civil, receosos com a situação dos salários atrasados. “Estamos desde setembro sem pagamento e pela falta de comprometimento do Detran, a empresa foi obrigada a colocar esse ofício encerrando as atividades nos postos e na sede do Rio também”, critica uma funcionária do posto de Barra Mansa, gerando a expectativa que mesmo quando terminar o período de fechamento pela medida de segurança contra a Covid, a unidade possa ter alguns setores também em situação de paralisação pelos seus funcionários terceirizados.

*Postagem editada às 13h54min

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos