Ministério Público recomenda que edital de concurso de Pinheiral garanta a reserva de vagas a candidatos negros

Por Roze Martins
a voz da cidade

PINHEIRAL

A 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Volta Redonda encaminhou, nesta quinta-feira, dia 11, à Prefeitura de Pinheiral, uma Recomendação para que o município promova a imediata retificação do edital do concurso público que irá preencher vagas em diferentes funções na administração municipal. De acordo com o documento encaminhado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), o Edital nº 01/2024 descumpre a legislação, ao não reservar a candidatos negros o equivalente a 20% das vagas oferecidas.

A Recomendação, que dá um prazo de dez dias para que o poder público se manifeste, destaca que o Estatuto da Igualdade Racial prevê a promoção de ações que assegurem a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para a população negra, inclusive mediante a implementação de medidas visando à promoção da igualdade nas contratações do setor público.

Além disso, tanto a Lei Federal nº 12.990/2014, quanto a Lei Estadual nº 9.935/2022, reservam aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos.

Além da retificação do edital, requer a Promotoria de Justiça que o município elabore um projeto de lei que disponha sobre a reserva de vagas para negros em concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração municipal e que, enquanto não for aprovada a referida legislação, reserve aos negros, em todos os certames, 20% das vagas oferecidas em concursos públicos.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos