NACIONAL
Neste atual cenário, em que grande parte da população está isolada em casa como forma de prevenção ao avanço do Coronavírus, estamos passando por uma situação nova: compartilhar o mesmo teto 24 horas por dia, sete dias por semana, e por tempo indeterminado. Nessa vida contemporânea, ficamos com nossa família no tempo vago. Estamos acostumados a ficar juntos nas refeições, nos passeios, nos finais de semana, nas emendas de feriado, nas viagens, nos momentos em que a vida é mais leve. Agora, com a quarentena, é todo mundo junto o tempo todo.
Os adultos têm de trabalhar, além de realizar todas as outras tarefas. Já as crianças têm as atividades escolares e tudo mais que faz parte do universo delas. Tudo e todos requerem atenção e demandam tempo, especialmente os pequeninos. Assim, o grande desafio é: como criar uma convivência saudável entre todos os membros da família que estão sob o mesmo teto? “Respire! Relaxe! Sorria! Não se cobre! Tem muitas pessoas passando por isso, e estão todas buscando resposta. Será preciso alguns dias para se ajeitar nessa nova situação”, diz Heloísa Capelas, CEO do Centro Hoffman e especialista em autodesenvolvimento e inteligência emocional.
A profissional diz que, para os familiares se entenderem nesse novo jeito de viver é preciso fazer uns combinados entre si. A primeira coisa é adequar os horários e as ações. Todos terão fazeres em conjunto, mas também individuais. É normal cada família ter seu próprio combinado, suas próprias dinâmicas, seus próprios horários.
Heloísa dá algumas dicas:
- Os pais podem se revezar ao ficar com as crianças: enquanto um trabalha, o outro fica com a garotada, depois trocam;
- Com as crianças, o combinado pode ser em quais momentos ficarão juntos para brincar, montar um quebra-cabeça e contar histórias.
- Durante o “expediente” dos pais, a cada uma hora e meia, a família toda se reúne e faz uma atividade em conjunto por uns 15 minutos. Ou seja, 1h30 de atividades individuais, 15 minutos de brincadeiras. Assim, os pais vão trabalhar, as crianças vão fazer lição e suas atividades, e todos terão muitos momentos agradáveis juntos;
- Os combinados podem ser recombinados para que a família não caia na rotina e todos fiquem bem;
- Se sentir que está ficando estressado, reúna a família, coloque uma música alegre e proponha que todos dancem e cantem. Assim, todos extravasam a energia e ficam contentes. Daí, todo mundo respira, faz um novo combinado e volta às atividades;
- Quando estiver tenso, faça respiração profunda. Com os ombros relaxados, inspire profundamente, encha seu diafragma, segure por três, quatro segundos, e solte todo o ar. Faça isso até cinco vezes, ou quanto achar necessário para relaxar. Você vai ver como tudo ficará mais calmo.
“Lembre-se que essas são as pessoas mais importantes da sua vida. Nós só não aprendemos a conviver tanto tempo desse jeito, “confinados” num lugar. O fundamental é rir, relaxar. Use muita música. Cante e dance com sua família. Fazendo isso, você vai perceber que o dia passará rápido, e todos estarão cansados e felizes na hora de dormir. Vá ser feliz, vá curtir e amar a sua família. Aproveite o tempo juntos. Se permita ser feliz, porque essa quarentena é temporária”, finaliza Heloísa.