RIO/SÃO PAULO
A consolidação da recuperação da atividade e as expectativas otimistas dos empresários aumentaram a disposição da indústria para investir nos próximos seis meses. O índice de intenção de investimento subiu 1,1 ponto na comparação com dezembro e atingiu 59,2 pontos em janeiro.
Foi o quarto aumento consecutivo do indicador, que alcançou o maior nível desde fevereiro de 2014, segundo a Sondagem Industrial divulgada nesta semana pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Quanto maior o índice, maior é a disposição para os investimentos. “É fundamental que essa intenção se concretize e a indústria amplie os investimentos. O aumento dos investimentos é importante para a criação de mais empregos e para acelerar o ritmo de crescimento da produção e da economia”, diz o economista da CNI Marcelo Azevedo.
De acordo com a pesquisa, todos os indicadores de expectativas estão acima dos 50 pontos. Isso mostra que os empresários esperam o crescimento da demanda, das exportações, das compras de matérias-primas e do número de empregado nos próximos seis meses. A Sondagem Industrial mostra ainda que o índice de evolução da produção caiu 7,1 pontos frente a novembro e ficou em 43,8 pontos no mês passado.
PRODUÇÃO INDUSTRIAL DO RIO
A produção industrial do Rio de Janeiro vem crescendo acima da média nacional (-1,2%). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em novembro, o Estado apresentou a segunda alta consecutiva (3,7%), a maior desde julho de 2018.
Segundo o Instituto, o resultado foi impulsionado, em grande parte, pelo comportamento positivo vindo do setor extrativo (petróleo e gás natural). Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal Regional do IBGE. Ainda de acordo com o IBGE, a produção industrial caiu em 11 dos 15 locais pesquisados. O principal destaque negativo foi São Paulo, queda de 2,6%.