BARRA MANSA
Com o objetivo de propagar, de forma colaborativa, a arte da fotografia na Região Sul Fluminense acontece no próximo sábado a Feira Película. O evento acontece, a partir das 15 horas, na Estação das Artes Barra Mansa.
A entrada será a doação de material de limpeza, higiene e/ou 1kg de alimento não perecível. Todos os itens arrecadados serão doados para o Asilo do bairro Vista Alegre, em Barra Mansa.
Sobre a perspectiva do olhar feminino será possível participar de oficinas de fotografias, além de apreciar o artesanato, moda, tatuagem, comida vegana e cerveja artesanal. Durante o encontro, oficinas de diversas artes que envolvem a fotografia serão ministradas pelas fotógrafas, entre elas as oficinas de colagem manual, de intervenção com fotografia bordada e de lambe-lambe fotográfico. Tudo isso ao som musical de Rima Sistah.
Rafhaella Koeningan, Patrícia Stagi, Fernanda Líder, Clarisse Melo, Bruna Gonçalves e Rafaella Barbosa são as fotógrafas confirmadas para esta edição da Feira Pleícula. Além disso, no local haverá o Flash Day Tattoo com tatuadoras da região divulgando seus trabalhos e um espaço dedicado ao artesanato e a moda com a Negrita Modas.
Fernanda Líder, idealizadora do projeto, conta que no evento anterior, a ideia foi expor uma foto de cada integrante do coletivo e que para essa proposta, busca uma troca de conhecimento. “O evento é para mostrar que existem mulheres potentes que produzem arte e são resistência. Expandir o saber e facilitar o conhecimento para todos é o que queremos com esse evento. Essa é a segunda edição, que ainda vai crescer e muito. Espero uma troca de ideia e aprendizado entre os amantes da fotografia, e que o evento motive tanto na produção quanto na coragem em fazer, expor e acreditar nos trabalhos fotográficos”, disse.
O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, explica que para 2019, a proposta de ocupação das unidades culturais com arte e cultura terá prosseguimento. “Queremos fomentar que cada vez mais coletivos como esse realizem seus eventos em unidades culturais locais, e deem continuidade aos projetos. A Estação das Artes é um espaço destinado à cultura. Seja artes visuais (design, fotografia, artes plásticas, quadrinhos e grafite), arte eletrônica, objetos, instalações e artes populares”, pontua.
CONHEÇA AS OFICINAS
15h30min| Oficina De Colagem- Com Beatriz Arêas
Através do olhar surrealista da artista Beatriz Arêas, será possível desenvolver técnicas para recriar imagens cheias de expressão e resignificados. Será possível levantar questionamentos políticos, sociais, feministas e não menos importante externar sentimentos, intuitivamente. Lembrando que não existe um resultado certo ou errado, existe o resultado.
16h30min | Oficina De Intervenção Com Fotografia Bordada– Com Rafhaella Koenigkam
Tem o intuito de levar as pessoas a relação com a memória que é carregada nas fotografias, juntamente com o afeto do eu; esse eu que entra através do trabalho manual. Rafhaella Koenigkam é fotógrafa e no movimento em resignificar a fotografia desperta para o bordado, trazendo em suas mãos significados únicos para cada fotografia bordada criada por ela.
17h30min | Oficina De Lambe-Lambe Fotográfico com Tatá Maciel
Uma gama de espaços esquecidos, largados, ignorados e inusitados serão trazidos para a vida da cidade por meio de um movimento que irá propor um campo de estudo aberto: as possibilidades latentes da cidade existente. Será uma oportunidade para testar novas ideias, trocar experiências e despertar sensibilidades; uma maneira de mostrar que pequenas intervenções podem gerar transformações duradouras (seja em termos materiais ou institucionais) com recursos limitados; e ser um instrumento para se pensar soluções alternativas na recomposição urbana de um tecido esgarçado como é o de Barra Mansa.
19 horas | MÚSICA com Rima Sistah