ESTADO
Em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os lojistas de todo o estado enfrentam dificuldades em faturar devido às medidas restritivas do isolamento social e lojas fechadas. A alternativa tem sido explorar o sistema delivery e vendas on-line, uma estratégia já praticada pelos empresários mais antenados, mas ainda um drama para pequenos comerciantes.
Para auxiliar o ingresso de todos no e-commerce, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) anunciou uma novidade com a transformação digital no setor de comércio de produtos e serviços. Pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) mostra que, atualmente, 75% das empresas não comercializam seus produtos on-line. O índice aponta uma fragilidade do setor, que fica ainda mais evidente em um cenário de circulação restrita pela pandemia da Covid-19.
A Fecomércio RJ firmou uma parceria com a Convem, empresa dedicada à criação de lojas on-line. Ao acessar o site http://www.fecomercio-rj.org.br/lojaonline e seguir o passo a passo indicado, o empreendedor pode ingressar no ambiente virtual com o seu negócio e potencializar as vendas. Além de apoio técnico para a solução, a empresa garante treinamento em vendas e marketing para capacitar a equipe, incluindo promoção nas redes sociais e posicionamento no Google.
O Sebrae Rio é, também, parceiro nesta iniciativa, garantindo a credibilidade e o suporte necessário. “Com quatro anos de mercado, experiência de 200 lojas parceiras e mais de 5 mil clientes, podemos garantir que os pequenos e médios negócios tenham uma transição rápida e eficiente para o ambiente digital, com todo suporte necessário, não somente ferramental, mas também com orientações de como potencializar suas vendas, realizar promoções e até mesmo se aproximar de seus clientes. Essa iniciativa da Fecomércio RJ é fundamental para o ambiente de negócios online do Estado e tem o poder de transformar o dia a dia dos comerciantes”, explica o fundador da plataforma, Luiggi Senna.
As empresas que adquirirem o serviço pelo site da Fecomércio RJ ou através do site dos sindicatos filiados não terão qualquer despesa de implantação, tendo como investimento somente a taxa de comissionamento cobrada pela empresa responsável. “A missão da Fecomércio RJ é fomentar o ambiente de negócios no segmento do comércio. As vendas on-line já eram uma necessidade do setor, diante das novas tecnologias e das mudanças no hábito de consumo. Neste cenário de circulação restrita, o momento não poderia ser mais oportuno. Esta é uma grande oportunidade para os comerciantes se atualizarem e potencializarem suas vendas”, frisa Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ.
Informações no link: http://www.fecomercio-rj.org.br/lojaonline.