ESTADO
Empresas fluminenses podem aderir aos três editais abertos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), com foco em inovação nas áreas de mobilidade urbana, geração e armazenamento de energia e segurança pública. Foram disponibilizados recursos de R$ 65 milhões, no total, para projetos que podem estar na fase inicial ou já em desenvolvimento.
Os editais preveem a participação de pequenas e médias empresas e de microempreendedor individual residente no Rio de Janeiro, além de pesquisadores ligados a universidades. “Esses editais têm importância especial neste momento, em que se começa a vislumbrar uma superação da pandemia e a retomada da atividade econômica. Pretendem desenvolver a tecnologia, aumentar a capacidade de inovação e a competitividade das empresas fluminenses”, avalia Mauricio Guedes, diretor de Tecnologia da Faperj.
A submissão das propostas on-line vai até o próximo dia 20 no caso da mobilidade urbana e do edital de energia. Para os projetos de ciências forenses, o prazo termina no dia 21. O resultado final será divulgado em 12 de agosto.
Leonardo Tavares Ribeiro, analista de Estudos Econômicos da Firjan, ressalta que a iniciativa é importante porque se propõe a financiar projetos científicos, principalmente em mobilidade urbana, que é central para a qualidade de vida. Entre os temas dos editais, ele destaca o planejamento urbano visando a redução na necessidade de deslocamento. “A redução da necessidade de deslocamento é uma pauta alinhada com o que a Firjan prega. Devemos buscar uma oferta de atividades perto de casa, evitando que as pessoas tenham que percorrer grandes distâncias no seu dia a dia”, informa.
CONHEÇA OS EDITAIS
O “Programa de Apoio à Projetos Científicos e Tecnológicos em Mobilidade Urbana – 2021” estimula a realização de projetos em logística de transportes urbanos, veículos coletivos autônomos e acessibilidade, entre outros.
O edital para “Apoio a projetos científicos e tecnológicos em geração e armazenamento de energia – 2021” busca projetos científicos e tecnológicos voltados para energia eólica e solar, além de sequestro de carbono.
No “Programa apoio a projetos de inovação no campo da segurança pública − ciências forenses 2021” podem se candidatar empresas que atuem em áreas de pesquisa e desenvolvimento em segurança pública ou fornecimento de insumos para o campo das ciências forenses.