ESTADO
Na última terça-feira, 28, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) foi palco de um encontro significativo para o Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Em reunião realizada no gabinete da deputada estadual Lilian Behring, o partido discutiu as primeiras ações e prioridades da bancada no atual cenário político fluminense, visando fortalecer suas ações e ampliar sua influência na formulação de políticas públicas que atendam aos interesses da população fluminense.
Entre os participantes, além das deputadas Lilian Behring e Dani Balbi, estavam o presidente estadual do PCdoB, Daniel Iliescu, o vice-presidente Irapuan Santos, a secretária de organização Graziele Monteiro, e outros membros da executiva estadual, como Beatriz Lopes, secretária de comunicação, Alan Novais, secretário de finanças, e José Roberto Luna, secretário de formação. Também marcaram presença Conceição Cassano, secretária de mobilização, Dilceia Quintela, secretária de direitos humanos, e Uirtz Sérvulo, dirigente responsável pelo Departamento de Quadros do partido. Mara Maciel e Igor Mayworm, chefes de gabinete das deputadas Lilian e Dani na ALERJ, respectivamente, também participaram da reunião.
A escolha do gabinete da deputada Lilian Behring como local para o encontro não foi apenas simbólica. Behring, que deu início ao mandato recentemente, após assumir a vaga do deputado estadual Andrezinho Ceciliano, eleito prefeito em Paracambi, passa a ser uma das figuras centrais da bancada do PCdoB no Rio de Janeiro. Para ela, a reunião foi uma oportunidade para reforçar o trabalho colaborativo entre os dois mandatos da legenda na Assembleia, consolidando a unidade e o alinhamento nas ações políticas.
“É maravilhoso ver o PCdoB fazendo história com duas deputadas estaduais atuando no Rio de Janeiro pela primeira vez. Esse encontro foi essencial para discutirmos a unidade dos dois mandatos diante de nossas pautas defendidas, sempre em prol do bem comum e do avanço da nossa sociedade. Foi uma honra ter meu gabinete como sede dessa reunião. Como representante da saúde, entendo perfeitamente que estar no espaço político não representa apenas uma vitória individual, mas uma conquista de todos que fazem parte da minha profissão e de todo o nosso partido”, afirmou Behring.
Foram abordados temas essenciais para o Rio de Janeiro, com foco nas questões sociais e estruturais que demandam uma resposta imediata do governo estadual. A saúde, a educação e os direitos humanos foram apontados, assim como propostas que se alinhem com as necessidades da população, garantindo que as vozes da sociedade civil sejam ouvidas no processo legislativo.