Cláudio Castro ressaltou a importância da Polícia Civil para a sociedade e destacou que o investimento na Segurança Pública é prioridade para o Estado. “Vamos reforçar o quadro da Polícia Civil e reduzir o déficit de 4 mil agentes. Atualmente, a instituição conta com 8.300 homens e mulheres, que realizam o trabalho com afinco. Desde o ano passado, quando criamos a Secretaria de Polícia Civil e a Secretaria de Polícia Militar, os índices de criminalidade vêm reduzindo. A abertura desse concurso é possível devido ao nosso controle de gastos. Estamos investindo o dinheiro da população naquilo que é importante”, afirmou.
Secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski enfatizou a importância e o impacto do concurso público para a área de segurança. “Agradeço ao governador por reconhecer o esforço do trabalho da polícia. Para os agentes que estão na linha de frente, saber que vai chegar esse reforço é muito importante para que eles mantenham o ritmo de trabalho. Precisamos de pessoas vocacionadas na corporação. Trabalhar na Polícia Civil engloba muitas coisas, e a investigação é a nossa essência. A estrutura que o governo do estado vem criando para as polícias trabalharem gera tranquilidade à população”, destacou.
A realização do concurso da Polícia Civil está de acordo com as regras do Regime de Recuperação Fiscal. Na primeira etapa, serão convocados 73 aprovados. Até 2022, serão chamados os outros selecionados, conforme disponibilidade de vagas.
CARREIRA POLICIAL
Com o anúncio do concurso o jovem Adalberto da Silva, 20, espera realizar o sonho da carreira policial. “Há muito tempo espero essa chance. Já passei pelo Exército e agora quero uma carreira na Polícia Civil. Vou escolher um cargo de nível médio e quando terminar a faculdade de Direito quero subir na carreira. É meu sonho ser delegado”, afirma o morador de Resende que vai analisar o edital do certame para iniciar os estudos.
A busca pela estabilidade faz dos concursos o alvo de muitos jovens, segundo explica a professora e orientadora profissional Janaína Camargo. “Cada vez mais meninos e meninas buscam a estabilidade através da carreira em órgãos de segurança. Tive muitos alunos aprovados na Polícia Militar, Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e sei que a procura será grande com o concurso da Polícia Civil. Desde já é preciso ter foco e dedicação aos estudos porque são áreas que reúnem milhares de candidatos”, comenta.
*Atualizado às 15h50min