VOLTA REDONDA
No sábado, dia 21, a equipe socioambiental do MEP, acompanhada de arquitetos e urbanistas, realizou uma visita de estudos à Pedreira da Voldac, na região norte de Volta Redonda. Durante a atividade, foram elaborados indicadores que irão contribuir com a proposta do governo municipal para a recuperação da área, considerada um importante espaço público da cidade do Aço.
“Sem dúvida, vamos avançar na proposta de recuperação e adequação da Pedreira da Voldac e seu entorno, para que se torne uma área protegida ecologicamente, além de espaço para estudos acadêmicos, contemplação, museu a céu aberto e ponto de observação da fauna e flora”, afirmou Pedro Paulo, coordenador da equipe socioambiental do Movimento Ética na Política (MEP).
Após a visita, ele adiantou que pretende entrar em contato com o deputado Munir para articular um diálogo conjunto com a SMMA e a Secretaria de Desenvolvimento, ainda dentro do mês dedicado ao meio ambiente.
Projeto arquitetônico-ecológico
Durante a visita os especialistas de posse dos dados sobre a história da mineração local por mais de 30 anos, a sua recuperação natural por mais de 20 anos, os arquitetos traçaram indicadores importantes para a comunidade de Volta Redonda e Sul fluminense.
“O nosso projeto de conclusão de curso, o TCC, após estudos preliminares, pesquisas junto à comunidade e observações in loco, fizemos esboço de projeto ‘arquitetônico-ecológico’ para a área da Pedreira da Voldac. A ideia agora é continuar o diálogo com o MEP e o governo municipal, uma vez que ambos entendem que o local deva ser cuidado e preservado”, manifestou o Luis Antônio Neves, acadêmico do 10º ano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UGB.
Participaram do encontro pelo MEP, Pedro Paulo Vidal, advogado; Lucas Mattos, estudante de Engenharia de Agronegócio-UFF; Fernando Pinto, doutor em ecologia e ex-coordenador da equipe socioambiental do MEP e Gilson Goes, professor no IFRJ, colaborador do movimento.
Da parte dos arquitetos, estiveram presentes Luiz Antonio Neves, Rodolfo Veloso, Pedro Henrique Ferreira, Mariane Russoni e Daniel Rangel, animador cultural.