Durante dois dias na semana, quartas e sextas-feiras, o A VOZ DA CIDADE lança a oportunidade dos quatro candidatos a prefeito de Itatiaia explanarem pontos do plano de governo sobre as mais respectivas áreas. Hoje o tema é voltado para a segurança pública. O pleito em Itatiaia acontece no dia 11 de abril.
ALMIR DUMAY (36)

Divulgação
ITATIAIA é uma cidade familiar, com muitos jovens, crianças e idosos.
Atualmente vemos um aumento da escalada de violência não só aqui, mas no Brasil todo. Todos queremos ter tranquilidade para andar nas ruas, levar nossos filhos nas praças e locais turísticos, fazer caminhadas com nossos pais com tranquilidade. A segurança tem que ser real, não só a sensação aparente. Para termos uma SEGURANÇA VERDADEIRA E EFETIVA, temos várias propostas para serem implementadas imediatamente:
a-) Reformulação com revisão da gratificação do Risco de Vida e mais prestígio para a Guarda Municipal;
b-) Criação do Centro da Defesa da Mulher, e instalção da “DEAM”;
c-) Equipar e aparelhar a Guarda Municipal e a Defesa Civil;
d-) Atuação ostensiva da Guarda Municipal nas localidades turísticas;
e-) Voltar com o Conselho Anti-Drogas;
f-) Instalação de Câmaras de filmagem, com acesso pela internet para todos, coordenadas pela Guarda Municipal, principalmente na passarela central, escolas, creches e praças;
– Além de todas as ações citadas acima, o Município deve se se envolver na questão da Segurança para criar e executar ações conjuntas e ouvir as autoridades de segurança pública de Itatiaia.
– Interligar todos órgãos de segurança para que exista rapidez no atendimento ao cidadão e das ocorrências;
– Uma das ações a serem praticadas para melhorar a segurança e dar maior tranquilidade aos moradores, é utilizar a Guarda Municipal em rondas permanentes nas “portas” de escolas, praças, locais de grande fluxo de pessoas, pontos de ônibus e também nos pontos turísticos.
– O que eu quero, é o mesmo que todos querem, uma Itatiaia mais segura para todos que aqui vivem, que nos visitam, que se aqui se hospedam.
– Nossa população merece. Todos vão ter a certeza de que, ao sairmos para trabalhar, para nos divertir e viajar, nossa família estará segura. Teremos uma ITATIAIA MELHOR.
BRUNO DINIZ (77)

A política de Segurança Pública visa garantir a qualidade de vida e tranquilidade dos cidadãos. E depende de investimentos articulados junto ao governo federal, estadual e municipal para a modernização dos equipamentos de segurança, a valorização profissional e otimização das condições de trabalho, a prevenção da criminalidade e da violência. O projeto tem três eixos estratégicos: a integração das forças de segurança e fortalecimento da nossa Guarda Municipal; a participação popular e o diálogo com a sociedade; e a segurança cidadã.
Aperfeiçoar a legislação municipal e estabelecer “marco regulamentar”, de Políticas Sobre Drogas, integrando as áreas de Segurança, Defesa Social, Saúde, Educação e organizações civis garantindo uma política pública a longo prazo.
Ampliar os investimentos para a formação e treinamento da Guarda Municipal, e melhorar a estrutura da academia (Centro de Formação e Treinamento).
Capacitar a Guarda municipal para o atendimento à mulher vítima de violência (Patrulha Maria da Penha), e demais vulneráveis (crianças, adolescentes e idosos), e incentivar à criação de delegacias de atenção à mulher.
Criar o programa “Guarda nos Bairros”, mediante a ampliação dos módulos da guarda municipal nos bairros, promovendo desta forma a Guarda Comunitária e cidadã.
Criar uma base da Guarda Municipal, com o apoio também para polícia militar em Maringá e Maromba.
Implantar monitoramento, instalando Câmeras de Segurança (de alta resolução) em todos os equipamentos da prefeitura e arredores. Exemplos: espaços públicos, parques, principais ruas, pontos estratégicos e Escolas Municipais. Estabelecer parceria com o governo do Estado e lutar para que ofereça condições mínimas de operação para as polícias civil e militar.
Imberê (28)

São muito importantes as ações para proteger nossos cidadãos. Por isso vamos criar um Comitê Integrado de Segurança, vinculado diretamente ao Gabinete do Prefeito. Isso vai fortalecer a integração entre a Guarda Civil Municipal, a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Defesa Civil. Queremos envolver também o Poder Judiciário e o Ministério Público, para buscar soluções conjuntas no combate à violência em Itatiaia.
Vamos elaborar um plano de segurança pública que abranja todos os bairros, considerando as características de cada um deles e garantindo a participação da comunidade.
Em relação à Guarda Civil Municipal, vamos valorizar e garantir a qualificação contínua dos servidores, bem como a manutenção e atualização dos seus equipamentos, para facilitar e otimizar o trabalho dos agentes.
Vamos instalar um sistema de vigilância com câmeras espalhadas pela cidade e monitoradas pela Guarda Civil Municipal.
Também vamos melhorar a iluminação nas ruas, praças e parques, como forma de inibir a criminalidade.
E como sabemos que os jovens são as maiores vítimas da violência, teremos um cuidado especial com eles. Vamos criar o Programa Guarda Mirim e estabelecer uma rede de proteção das nossas crianças e jovens, promovendo a educação, a cultura, o esporte e a profissionalização. É assim que vamos combater a criminalidade, as drogas e o abandono de jovens em Itatiaia.
Irineu Nogueira (14)

Quando falamos de segurança pública, temos que pensar em duas frentes de trabalho: ações de combate efetivamente e preventivas, pois sabemos que muito da violência nas cidades se deve à ausência do poder público e em Itatiaia não é diferente. Eu sempre tive esse pensamento de que os índices de criminalidade podem ser diminuídos quando oferecendo oportunidades aos jovens em situação de vulnerabilidade. Nesse sentido o meu plano de governo, ao lado do meu vice, Denilson Sampaio, contempla várias medidas socioeducativas com esse objetivo. A capacitação profissional, ações de esporte e cultura integrando os bairros da cidade, dentre outras iniciativas, são essenciais na medida em que proporcionamos desenvolvimento humano e damos condições da pessoa buscar oportunidades no mercado de trabalho. É muito importante também agir para manter a criança na sala de aula, evitando a evasão escolar, pois a Educação é essencial para evitar que meninos e meninas se tornem jovens infratores no futuro.
Em relação as ações mais efetivas de controle da criminalidade, nosso Plano de Governo prevê a criação de um Plano Municipal de Segurança Pública, com o envolvimento da população e do Conselho Municipal de Segurança Pública. Dentro desse plano estamos propondo a criação do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), que vai integrar a Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar e SAMU. O Ciosp é um exemplo de sucesso em cidades, como Volta Redonda e vamos buscar esse convênio com o Estado.