BARRA MANSA
Será realizada amanhã, às 8 h 30 min, no Parque Municipal de Saudade, a primeira reunião do comitê municipal no qual, também estão presentes, representantes das escolas públicas e privadas do município. O encontro tem como objetivo, planejar as diretrizes de implementação das normas educacionais excepcionais para 2020/2021, conforme orientações do Conselho Nacional de Educação.
Segundo o secretário de Educação, Marcus Vinícius Pires de Barros, durante o encontro, também serão estudadas adequação e operacionalização dos protocolos de segurança, bem como procedimentos de acolhimento aos estudantes e profissionais da Educação quanto ao retorno das atividades presenciais. O grupo terá o prazo de até dez dias para apresentar um relatório visando posteriormente a homologação do que será realizado.
O secretário relatou que não existe ainda nenhuma previsão para a retomada das aulas presenciais. “A ideia do comitê é colocar todos os entes juntos, entre eles, escolas públicas, privadas, estaduais e municipais, para construir um relatório com todas as áreas, visando um retorno, quando possível, seguro das aulas. Não existe nenhum cenário ainda sobre a data, porém, vamos planejar de acordo com os protocolos de segurança para quando for possível acontecer a retomada”, disse.
ANO LETIVO ESCOLAS PÚBLICAS
Questionado pelo A VOZ DA CIDADE, a respeito do ano letivo dos alunos da rede municipal de ensino, o secretário Marcus Vinícius, disse que os estudantes estão tendo acesso a um canal interativo no YouTube, intitulado ‘Do aprender ao ensinar – mãos que constroem conhecimentos dão significado à aprendizagem’, que tem a função de complementação de carga horária. Segundo ele, é uma das ações elencadas estrategicamente no Plano de Estudo Dirigido, porém, ainda não há nenhuma definição a respeito do ano letivo dos alunos da rede municipal. A inciativa será desenvolvida até que seja autorizado o retorno das atividades escolares presenciais pelas autoridades de saúde.
COMITÊ MUNICIPAL
Foi realizado ontem, o encontro do grupo, formado por representantes das redes pública e privada, na qual foram apresentadas as expectativas e planejamentos para um possível retorno, tendo como base os protocolos de segurança e combate à Covid-19. Na oportunidade, ficou definido que as aulas presenciais continuam suspensas no município até o dia 31 de outubro ou até a conclusão do relatório.
O comitê municipal é formado por representantes das secretarias de Educação e de Saúde; Conselho Regional de Medicina e Municipal de Educação; Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores; coordenação do CEMAE e de Supervisão Escolar; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Tutelar; Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe); Sindicato dos Professores do Sul Fluminense (Sinpro SF); Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Sul Fluminense (Sinepe); representantes de direção da rede pública municipal e estadual; direção da rede privada de Educação Infantil e de Ensino Fundamental e Médio; Ensino Superior e Cursos Livres.