Projeto da Emater-RJ em parceria com a prefeitura vai analisar solo de Porto Real

0

PORTO REAL

Um projeto desenvolvido pelo polo Porto Real/Quatis da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-RJ) em parceria com a prefeitura vai analisar a qualidade do solo do município com o objetivo de indicar o manejo da terra aos produtores rurais.

O prefeito Alexandre Serfiotis, recebeu na quinta-feira, dia 16, uma equipe de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Emater que apresentaram o projeto para coleta e análise de solo, em propriedades dos produtores rurais do município.

Segundo a Emater, o projeto surgiu por meio de dois engenheiros Agrônomos que fazem residência profissional na Empresa pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A ideia do projeto é que após a coleta de solo, o material seja enviado para a universidade, onde será feita a análise sobre as propriedades físico-químicas, visando determinar a recomendação de manejo do solo.

A equipe ainda explicou que todo esse processo será gratuito e visa ajudar a manter a boa produtividade do solo ao longo dos anos. “Estamos muito honrados em ser contemplados com esse grande projeto. Desde o início do ano, temos nos dedicado em fortalecer a cultura agrícola, seja através da doação de insumos ou do empréstimo de máquinas agrícolas”, disse Serfiotis.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Anderson Martins, o Andrinho, comentou que a partir do dia 23, a equipe da Emater também fará o atendimento aos produtores todas as quintas-feiras, na sede da Secretaria. “Através dessa parceria queremos prestar aos produtores rurais, os serviços necessários à produção agropecuária. Com isso, será possível planejar, coordenar e executar programas de assistência técnica e extensão rural por meio do Estado do Rio de Janeiro”, contou Andrinho.

error: Conteúdo protegido !