Chuva causa problemas em Volta Redonda

Por Carol Macedo

VOLTA REDONDA

Uma forte chuva  em Volta Redonda na tarde desta quarta-feira causou alagamentos em alguns bairros e ruas da cidade, como Vila Santa Cecília, Vila Mury e Conforto. Ainda não há um balanço dos estragos e em quais bairros moradores enfrentaram grandes problemas com a entrada de água em suas casas. Porém, há 12 anos, Isabele Fernandes, moradora do bairro Voldac é uma das que sofre com essas chuvas.

E mais uma vez  foi uma das afetadas da chuva de hoje e estava limpando a sua casa pela quarta vez apenas num intervalo de um ano. E na rua onde mora, a prefeitura já informou que fez uma obra e o problema foi resolvido. Nas redes sociais, a moradora cobra há muito tempo uma solução definitiva. “Tenho um processo desde 2011 aberto na prefeitura, mas desde 2008 sofremos com a água das chuvas fortes que entra em nossa casa. Em 2018, o atual governo fez uma obra, trocou as manilhas da rua, mas da avenida principal ainda continuam as mesmas, o que nada adiantou porque sempre que chove forte assim temos prejuízos. O prior é ao procurar ajuda do Poder Público, ter a informação que o problema foi resolvido com a obra de dois anos atrás. E não foi. A prova está aí”, contou a moradora ao A VOZ DA CIDADE, lembrando que em sua rua a água entra em sua casa e numa loja. Nas demais residências não porque são mais altas. “Mais ninguém consegue sair de casa, ficam ilhados”, completou. Isabele lembrou que já perdeu muita coisa com a enchente ao longo dos anos e diz que não quer dinheiro algum da prefeitura, mas sim a solução definitiva dos problemas.

TRABALHO DA DEFESA CIVIL

Em nota, a Prefeitura de Volta Redonda destacou que os funcionários das Secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente, além da Defesa Civil, estão nas ruas atuando em vários pontos. A prefeitura também montou um plantão de emergência com caminhões e máquina preparados para atender qualquer intercorrência pós chuva. O município somou 34 milímetros de volume de chuva em 24 horas e a previsão é de mais chuva para os próximos dias. Nas últimas 72 horas, o acumulado foi de 61 milímetros.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil também está fazendo o monitoramento da situação da cidade, principalmente nas áreas de risco. “Pedimos para que os moradores fiquem atentos e, em caso de emergência, procurem um lugar seguro até a chuva cessar. É importante levar documentos pessoais, remédios de uso contínuo, celular, peças de roupa e alimentos”, disse o coordenador Bruno Soares, frisando que, em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone: (24) 3339-2064, 199 ou 156 no CAU.

Até o momento, foram registradas ocorrências como deslizamento de terra e quedas de muros. A Defesa Civil registrou 15 ocorrências, uma de alagamento na entrada do bairro Água Limpa, e outras 14 de quedas de árvores, nos bairros Conforto, Sérgio Braga, Laranjal, Eucaliptal, São Carlos, Aterrado, Nossa Senhora das Graças e Vila Santa Cecília.

O secretário municipal de Infraestrutura, Vinicius Ramos, destacou que as equipes estão em alerta desde novembro para o período de chuvas. “Fizemos um planejamento e serviços de limpeza de córregos e de bueiros. Mesmo com uma chuva tão intensa, não tivemos problemas graves na cidade. Além disso, estamos com equipes atuando por toda cidade para minimizar os impactos das fortes chuvas”, disse.

ÁRVORE

Dentre as ocorrências registradas, uma árvore, de pelo menos nove metros de altura, caiu sobre fiações elétrica e de telefonia, na altura do número 366 da Rua Papa Paulo Vl, no bairro Jardim Amália 1, em Volta Redonda. A maior parte do bairro ficou sem energia de 14 às 18h30min e o trânsito ficou interrompido na região.

Árvore tinha nove metros de altura – Foto: Divulgação

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos