ANGRA DOS REIS
Professores e alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica estão produzindo Álcool 70 gel, para desinfetar áreas externas, e Álcool 70 Glicerinado, para uso humano. Todo protocolo de trabalho é embasado pela Nota Técnica nº 3/2020/SEI/DIRE3/Anvisa. Hospitais de Angra e Paraty receberão as doações.
Já foram processados mil litros de Álcool 70 gel. Parte deste material está sendo transformada em Álcool 70 Glicerinado e a outra permanecerá em Álcool 70 gel. A iniciativa tem o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil.
De acordo com o professor Jonni Guiler Ferreira Madeira, a iniciativa surgiu de um grupo de voluntários. “São professores e servidores técnicos administrativos que se organizaram e se movimentaram para conseguir os insumos e equipamentos necessários para a realização da produção. Inicialmente, não havia alunos envolvidos, mas o projeto foi tomando corpo e atualmente temos dois estudantes que participam ativamente do processo: Maria Beatriz Santos Felipe e Ana Cristina Silveira dos Reis’, explica o professor informando que a instituição ainda conta com dois projetos em andamento visando o combate à Covid-19: captação e distribuição de cestas de alimentos para a população carente do município e a fabricação de Equipamentos de Proteção Individual – EPI (máscaras faceshields) para os profissionais de saúde da região.
Os professores envolvidos no projeto são: Tiago Siman Machado, Elizabeth Mendes de Oliveira, Marcus Val Springer, Jonni Guiler Ferreira Madeira e a servidora Daniella de Paula Sousa Freitas. Os responsáveis técnicos pela produção são os professores Leonardo Martins da Silva e Bonifácio de Oliveira Fialho, ambos químicos da UFF/Volta Redonda.