Campanha contra Influenza termina neste sábado e após será aberto período para vacinação de toda população

0

ESTADO

Termina neste sábado, dia 15, a campanha de vacinação no Estado do Rio de Janeiro contra a gripe. Até agora, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou 80% de cobertura e ainda tem expectativa de aumentar esse número até o encerramento da campanha. Segundo a secretaria informou ao A VOZ DA CIDADE, até na quinta-feira, dia 13, apenas 41 municípios tinham atingido a meta de 90% de vacinação do público alvo. As outras 36 cidades apresentam taxa de cobertura entre 70% e 90%. Apenas uma apresenta a cobertura abaixo de 50%.

A SES ainda voltou a retificar que a partir de segunda-feira, dia 17, o público em geral poderá se vacinar, caso haja disponibilidade de vacina. O Estado do Rio de Janeiro foi o único que não teve a campanha encerrada no último dia 3, pois não conseguiu atingir a meta de vacinação.

Na Região Médio Paraíba, alguns dos municípios que conseguiram atingir a meta foram Barra Mansa, Vassouras, Pinheiral, Valença, Comendador Levy Gasparian, Rio das Flores, Três Rios e Miguel Pereira. Uma das cidades da região que até no penúltimo dia não conseguiu atingir a meta, foi Angra dos Reis, que no dia 15 de maio, chegou a registrar uma morte causada por influenza.

Segundo informou a prefeitura da cidade litorânea, até o dia 12 de junho, foram vacinadas aproximadamente de 37 mil pessoas, que correspondem 70% de cobertura do público alvo. Antes da campanha ser prorrogada, a cidade tinha vacinado apenas 48%. “A prolongação de mais duas semanas foi fundamental”, informou a nota.

Em Angra dos Reis os grupos com melhor cobertura foram os professores (99,9%) e idosos (88%). Já os grupos com pior cobertura foram gestantes e crianças com 60% de cobertura. De acordo com a prefeitura, ainda têm disponíveis cerca de 14 mil doses. “Para se vacinar não é obrigatório documentos, mas as pessoas devem levar o cartão para receberem essa atualização, principalmente crianças”.

AGULHAS NEGRAS

Hoje, dia 14,, a Prefeitura de Itatiaia divulgou que 7,6 mil pessoas do público alvo foram vacinadas e que restam apenas 900 doses disponíveis. Já a Prefeitura de Resende divulgou no último dia 10, que existem aproximadamente 8,9 mil crianças no município com idade para receber a vacina, mas até aquele dia, somente 7,3 mil crianças foram vacinadas. “Entre os trabalhadores da saúde, a meta foi ultrapassada com 102% do público alvo alcançado. O mesmo se repete entre gestantes (93,61%), Puérperas (100,87%), Idosos (100,81%) e professores (100,07%)”, informou em nota.

As prefeituras de Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí, Paraty e Pinheiral, não informaram os dados relativos à vacinação nas cidades.

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !