BARRA MANSA
A secretaria municipal de Saúde deu início nesta segunda-feira, dia 15, a uma barreira vacinal contra a febre amarela no distrito de Nossa Senhora do Amparo, na divisa com Valença, onde um caso da doença foi confirmado e outras três mortes estão sob suspeita. O objetivo é impedir que a febre amarela ingresse no município que ainda não registrou nenhum caso da doença.
Além de equipes da secretaria de Saúde, a ação conta com o apoio da Guarda Municipal, Vigilância Ambiental e secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. Moradores estão sendo vacinados e motoristas e pessoas que estão de passagem pelo local também são orientadas a se imunizarem.
Equipes da prefeitura ainda estão percorrendo sítios e fazendas da área rural para levar a vacina até os moradores de locais mais isolados. A base de bloqueio epidemiológico está montada na RJ-153 (Rodovia Gecy Vieira Gonçalves), estrada que liga Amparo a Valença, onde está sendo disponibilizada a vacina. As doses também estão disponíveis no posto de saúde do distrito, das 8 às 17 horas.
Segundo a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Marlene Fialho, a meta da barreira epidemiológica é vacinar todos da localidade de Nossa Senhora do Amparo – cerca de 1,5 mil moradores -, como fazendeiros e sitiantes. “É muito importante que todos os moradores tanto da zona rural quanto da zona urbana de Barra Mansa se vacinem. A febre amarela é uma doença séria e pode matar”, alertou.
“Com o cinturão de bloqueio, nosso objetivo é impedir a introdução do vírus da febre amarela em Barra Mansa, principalmente pela região de Amparo, que faz divisa com Valença, pelo distrito de Santa Izabel”, acrescentou Marlene.
Quem passou pelo local e aproveitou para se imunizar foi o morador de Barra Mansa, Antônio Geraldo. Ele vinha de Miraí (MG) e foi abordado por guardas municipais e decidiu se vacinar.
“Eu moro numa chácara e estava vindo de Miraí, então eu já estava preocupado por passar por áreas de mata, ainda mais quando a gente sabe de alguns casos como os jornais vêm mostrando”, disse Antônio elogiando a vacinação proposta pela prefeitura. “É bom, porque no meu caso eu aproveitei essa oportunidade. Ano passado, por exemplo, foi uma correria e muita gente ainda ficou sem vacinar”.
A dona de casa e moradora de Amparo, Mariene Ferreira da Silva, também aproveitou a oferta da vacina para se prevenir da febre amarela. “Vim e foi muito rápido, não doeu nada, é só impressão. Vim por precaução e digo que todo que puder deve se vacinar” afirmou.
Vacinação em todo o município
Para impedir a contaminação da febre amarela na zona urbana, todos as 49 unidades de saúde do município estão realizando a vacinação durante todo o funcionamento dos postos das 8 às 17 horas. A UPA Centro disponibilizará a vacina todos os dias das 17 horas até a meia noite para atender quem trabalha durante o dia. Segundo a secretaria de Saúde, cerca de 30 mil pessoas já foram vacinadas em Barra Mansa. O objetivo é vacinar ainda aproximadamente mais de 120 mil moradores.
A dose que será aplicada é única e vale para a vida toda. Devem tomar a vacina pessoas que possuem de nove meses a 59 anos de idade e pessoas que viajarão para áreas com recomendação de vacina, com até 10 dias de antecedência. Idosos maiores de 60 anos podem se vacinar desde que tenham prescrição médica.
Contraindicação
Como o município é considerado área de recomendação vacinal, não devem se vacinar: gestantes, lactantes, pessoas com alergia a ovo e derivados, portadores do vírus HIV e outras doenças imunológicas ou pacientes que estejam em tratamento que provoque a baixa da imunidade, como quimioterapia e radioterapia, por exemplo.