BARRA DO PIRAÍ
Ao avaliar a boa fase que o setor agropecuário atravessa no município, o prefeito Mário Esteves (Republicanos), em um breve balanço, destaca que destaca que ‘O homem do campo nunca foi tão valorizado’. São investimentos nas estradas vicinais, em parceria com o Governo do Estado, além de projetos desenvolvidos pela própria Secretaria de Agricultura, o chefe do Executivo destaca que é a primeira vez que a classe recebe esse tratamento por parte da prefeitura.
A Secretaria de Agricultura vem consolidando o trabalho ao longo dos últimos quatro anos, através de parcerias com órgãos estaduais, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio), e também federais. Campanhas de vacinação, recuperação das estradas vicinais, eventos de exposição e incentivo aos pequenos produtores estão entre as ações preconizadas pelo município.
De acordo com Esteves, em janeiro deste ano, uma pesquisa realizada anualmente pela consultoria Urban Systems apontou Barra do Piraí como a melhor cidade do Sul Fluminense para se investir em agropecuária. Divulgado pela Revista Exame, o estudo trouxe o município como o 58º no ranking brasileiro, e o sexto colocado no Rio. Os números se referem a 2020 e são baseados em fatores como empregos no setor com média e alta remuneração, crescimento e elevação da produção da lavoura permanente, entre outros. “Vimos trabalhando intensamente para abrir outras frentes sólidas na economia barrense – fomentando, por exemplo, a instalação de novas indústrias, como a Brasilata, a Metalúrgica MOR e a CMP, que trouxemos para o Polo de Dorândia. Aliado a isso, o incentivo à agricultura, valorizando toda a cadeia do setor, desde o pequeno produtor até grandes empresas, como a Vigor e o Frigorífico Landim. O investimento na recuperação das estradas vicinais também é fundamental para o escoamento da produção”, pontuou Esteves.