BARRA MANSA
Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 28, uma vistoria nas obras de readequação ferroviária, o pátio de manobras. Participaram o prefeito Rodrigo Drable, os engenheiros da empresa responsável pelas obras, secretários municipais e o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro (DC). Eles estiveram nas interferências realizadas próximas ao antigo Campo do Ferroviário, no bairro Estamparia, até o viaduto da Saint Gobain.
As obras estão sendo conduzidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O prefeito lembrou da negociação realizada para a desapropriação das casas que precisavam sair para as obras avançarem. Estão terminando em breve. Dezessete já estão prontas e em fase de finalização estão mais três unidades residenciais e duas comerciais. “O que era entrave no passado, agora não é mais. Os resultados destas interferências já começam a ser delineados e a nossa expectativa é que até meados de 2022 os trabalhos estejam concluídos”, destacou.
O próximo passado após a conclusão das casas e do acordo judicial das demais 19 que aceitaram dinheiro da União para saírem de suas residências, será a transferência da linha da VLI e a finalização do viaduto na altura da Saint Gobain. Um muro na extensão de 4,8 km, separando os trilhos da área urbana e uma grade, com a mesma extensão, isolando as linhas de algumas vias públicas, como a Avenida Doutor Dario Aragão e Orozimbo Ribeiro, mantendo a segurança dos pedestres, será outra intervenção a ser realizada.
Da parte da prefeitura estão as obras urbanísticas para abertura de uma nova via pública paralela a toda a extensão da linha férrea, a criação de estacionamento nas áreas remanescentes e a melhoria do centro comercial da cidade. As obras em sua integralidade, de acordo com engenheiros da empresa, devem ser finalizadas no prazo de 18 meses.
O deputado estadual Marcelo Cabeleireiro declarou ser muito bom ver o avanço dessa obra tão importante para o desenvolvimento urbano de Barra Mansa. “O prefeito Rodrigo tem trabalhado incansavelmente, e em breve nossa cidade terá realizado esse sonho antigo. Muitas pessoas contribuíram para esse momento e a população terá um grande benefício com esse projeto que impactará a mobilidade e qualidade de vida das pessoas”, afirmou.
Também participaram da visita os presidentes do Sicomércio, Hugo Tavares, da Aciap, Matheus Gattás, e o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Furlani.