>
728x90 vacina (1)

Audiência pública defende a retomada das obras de Angra 3

Nova unidade será capaz de gerar mais de 12 milhões de megawatts-hora por ano, o suficiente para atender 4,5 milhões de pessoas

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv barra mansa 970x150

ANGRA DOS REIS

Em audiência pública realizada nesta semana na Câmara dos Deputados, em Brasília, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que vai defender a retomada das obras de Angra 3 junto ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que é a principal instância decisória do governo no setor de energia. O evento contou com a presença do presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo,

Atualmente em construção, Angra 3 será a terceira usina da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). Com potência de 1.405 megawatts, a nova unidade será capaz de gerar mais de 12 milhões de megawatts-hora por ano, o suficiente para atender 4,5 milhões de pessoas. Deste modo, a energia nuclear passará a gerar o equivalente a 60% do consumo do estado do Rio de Janeiro e 3% do consumo do Brasil. O montante investido até agora é de R$ 7,8 bilhões e para concluir a usina serão necessários cerca de R$ 20 bilhões. 65% da obra já foi realizada.

De acordo com o ministro Silveira, existe um estigma injustificável e preconceito contra a cadeia nuclear no Brasil e levantou a importância do setor para o desenvolvimento econômico do país. Na sequência do discurso, analisou a decisão de apoiar a retomada da terceira usina nuclear brasileira. “Nós temos a prudência de esperar o estudo do BNDES, mas eu já adiantei ao ministro da Casa Civil que levarei, na reunião do CNPE, a defesa intransigente da continuidade das obras de Angra 3. Nós precisamos assimilar os custos, mas vamos conclui-la”, disse.

No momento, a Eletronuclear aguarda a finalização de estudos independentes que estão sendo realizados pelo BNDES para avaliar a viabilidade econômica do empreendimento. Os resultados desse trabalho devem ser divulgados em breve, quando serão analisados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e pelo CNPE.

Rio Innovation Week


O presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo, estará presente em três encontros de grande relevância para o setor de energia nesta semana para contribuir nas discussões sobre o futuro da energia nuclear e o desenvolvimento sustentável. Entre eles, o Rio Innovation Week, o maior evento global de tecnologia e inovação.

Programação

Na quinta-feira (15), às 9h, Lycurgo será palestrante em um seminário sobre energia nuclear, realizado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, após iniciativa do deputado federal Reimont. O evento ocorrerá no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro e abordará a importância da energia gerada a partir da fonte nuclear e das empresas que compõem esse setor estratégico, como a Eletronuclear, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e a Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep).

Ainda na quinta-feira, às 16h, o presidente participará do Seminário Economia do Mar, que será realizado no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói. Durante o evento, organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (FACERJ), Lycurgo ministrará a palestra “Setor de energia, o futuro através da economia do mar sustentável”. A discussão reunirá líderes e especialistas para explorar as tendências e inovações que estão moldando o futuro e promovendo o desenvolvimento local.

Já na sexta-feira (16), será a vez do Rio Innovation Week, que acontece no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio. Lycurgo vai participar de um painel sobre a energia termonuclear na construção de um mundo mais descarbonizado. O debate reunirá a presença de outros grandes nomes do setor, como o deputado federal Júlio Lopes, o coordenador de energia nuclear do governo do Estado do Rio, João Leal, e o presidente da INB, Adauto Seixas. A conferência será realizada das 13h às 14h.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos