Audiência pública defende a retomada das obras de Angra 3

Nova unidade será capaz de gerar mais de 12 milhões de megawatts-hora por ano, o suficiente para atender 4,5 milhões de pessoas

Por Franciele Aleixo

ANGRA DOS REIS

Em audiência pública realizada nesta semana na Câmara dos Deputados, em Brasília, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que vai defender a retomada das obras de Angra 3 junto ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que é a principal instância decisória do governo no setor de energia. O evento contou com a presença do presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo,

Atualmente em construção, Angra 3 será a terceira usina da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). Com potência de 1.405 megawatts, a nova unidade será capaz de gerar mais de 12 milhões de megawatts-hora por ano, o suficiente para atender 4,5 milhões de pessoas. Deste modo, a energia nuclear passará a gerar o equivalente a 60% do consumo do estado do Rio de Janeiro e 3% do consumo do Brasil. O montante investido até agora é de R$ 7,8 bilhões e para concluir a usina serão necessários cerca de R$ 20 bilhões. 65% da obra já foi realizada.

De acordo com o ministro Silveira, existe um estigma injustificável e preconceito contra a cadeia nuclear no Brasil e levantou a importância do setor para o desenvolvimento econômico do país. Na sequência do discurso, analisou a decisão de apoiar a retomada da terceira usina nuclear brasileira. “Nós temos a prudência de esperar o estudo do BNDES, mas eu já adiantei ao ministro da Casa Civil que levarei, na reunião do CNPE, a defesa intransigente da continuidade das obras de Angra 3. Nós precisamos assimilar os custos, mas vamos conclui-la”, disse.

No momento, a Eletronuclear aguarda a finalização de estudos independentes que estão sendo realizados pelo BNDES para avaliar a viabilidade econômica do empreendimento. Os resultados desse trabalho devem ser divulgados em breve, quando serão analisados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e pelo CNPE.

Rio Innovation Week

O presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo, estará presente em três encontros de grande relevância para o setor de energia nesta semana para contribuir nas discussões sobre o futuro da energia nuclear e o desenvolvimento sustentável. Entre eles, o Rio Innovation Week, o maior evento global de tecnologia e inovação.

Programação

Na quinta-feira (15), às 9h, Lycurgo será palestrante em um seminário sobre energia nuclear, realizado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, após iniciativa do deputado federal Reimont. O evento ocorrerá no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro e abordará a importância da energia gerada a partir da fonte nuclear e das empresas que compõem esse setor estratégico, como a Eletronuclear, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e a Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep).

Ainda na quinta-feira, às 16h, o presidente participará do Seminário Economia do Mar, que será realizado no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói. Durante o evento, organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (FACERJ), Lycurgo ministrará a palestra “Setor de energia, o futuro através da economia do mar sustentável”. A discussão reunirá líderes e especialistas para explorar as tendências e inovações que estão moldando o futuro e promovendo o desenvolvimento local.

Já na sexta-feira (16), será a vez do Rio Innovation Week, que acontece no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio. Lycurgo vai participar de um painel sobre a energia termonuclear na construção de um mundo mais descarbonizado. O debate reunirá a presença de outros grandes nomes do setor, como o deputado federal Júlio Lopes, o coordenador de energia nuclear do governo do Estado do Rio, João Leal, e o presidente da INB, Adauto Seixas. A conferência será realizada das 13h às 14h.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos