a voz da cidade presencial 2025

Angra apresenta práticas de gestão e gerenciamento de desastres na Marcha dos Prefeitos

 Município se destaca por ideias inovadoras de prevenção, tecnologia e integração comunitária no enfrentamento de desastres naturais

Por Roze Martins
defesa civil na marcha dos prefeitos 2
728x70 gratidao

ANGRA DOS REIS/BRASÍLIA  

A Prefeitura de Angra dos Reis marcou presença na XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, Durante o evento, o município apresentou, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, suas Boas Práticas Municipais na Gestão e Gerenciamento de Desastres. A experiência angrense foi destacada por suas ações voltadas à redução de riscos, como o monitoramento ambiental, a instalação de sistemas de alerta precoce e a mobilização comunitária.

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Angra dos Reis também foi reconhecida por suas ações de preparação e resposta, com a realização de simulados de evacuação, testes de sirenes e parcerias com o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) para aprimoramento da vigilância em áreas de risco. A cidade ainda conta com a tecnologia do sistema Cell Broadcast (Defesa Civil Alerta), utilizado para emissão de alertas em tempo real à população, além de projetos de resiliência nas comunidades tradicionais (quilombolas, caiçaras e indígenas).

O secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Jr., ressaltou a importância da atuação integrada e do planejamento antecipado.


“Participar do evento foi uma oportunidade de mostrar o quanto Angra está comprometida com a prevenção e a segurança da população. Nossa missão é fortalecer a cidade diante dos eventos extremos, investindo em tecnologia, capacitação e planejamento de longo prazo”, comentou.

A participação de Angra na Marcha reforça o compromisso da gestão com os princípios do Marco de Ação de Hyogo, priorizando a redução de vulnerabilidades e a construção de comunidades mais preparadas. Para o prefeito Cláudio Ferreti, o evento é um espaço estratégico para articular investimentos e firmar parcerias que garantam proteção à população.

“Trabalhar em rede com o Governo Federal e com a iniciativa privada é fundamental para ampliar nosso acesso a recursos e tecnologias que salvam vidas”,  disse o prefeito.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos

imagem do whatsapp de 2025 05 13 à(s) 18.36.32 babfb7cf