BARRA MANSA
Com o poema ‘Cantos da Semente do Martírio’, inspirado na obra de Castro Alves, a estudante Gabriella Santos Rodrigues de Souza, de 16 anos, conquistou o 2º lugar na categoria Ensino Médio no concurso literário ‘Faça Parte dessa História’, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Gabriella é aluna do Ciep 493 – Professora Antonieta Salinas de Castro.
Ao todo, mais de três mil candidatos de todo o pais participaram do concurso. A premiação aconteceu na Bienal Internacional do Livro 2018, em São Paulo, no início do mês. Além da viagem à capital paulista, Gabriella recebeu um notebook, uma visita para conhecer distribuição do livro didático, um acervo de livros literários e a possibilidade de ter sua obra publicada.
A aluna, que está no 2º ano do Ensino Médio articulado com o curso Técnico de Eletrotécnica em horário integral, contou que foi a professora de Língua Portuguesa, Gleiciane Rosa Vinote, quem inscreveu o trabalho e que a docente gosta de incentivar os alunos a participar desses desafios. “Foi a primeira vez que participei de um concurso. Escrevi um poema dividido em cantos que questionam o que a escravidão deixou para nós, o que estamos colhendo desse tempo de martírio. Quis escrever sob a ótica do escravo. Eu me inspirei no poeta, fazendo do meu jeito, mas tendo ele como símbolo”, revelou.
Gabriela considera que o concurso abre possibilidades para que os estudantes descubram seu potencial na área literária. “O projeto cria espaços para a descoberta de novas possibilidades e influencia, de certa forma, para que haja mais interesse pela área acadêmica. Eu, por exemplo, não esperava ganhar”, confessa.