A cidade se prepara para sediar a sétima edição do Paraty Eco festival, que acontece nesta semana, entre os dias 19 e 22. O Instituto Rio Moda e o Instituto Colibri são os realizadores do projeto de preservação do patrimônio cultural imaterial, que incentiva e valoriza propostas inovadoras e criativas em prol da sustentabilidade, dos fazeres e saberes das comunidades tradicionais. As ações acontecem no Centro Histórico e promove o intercâmbio cultural, por meio de oficinas, rodas de conversa, desfiles, sessões de cinema ao ar livre e uma feira criativa.
O Paraty Eco Festival foi realizado pela primeira vez em 2011, ainda com o nome Paraty Eco Fashion, por ser voltado apenas à área de moda com foco na sustentabilidade. Em quatro anos o evento cresceu, estruturou-se, delineou seu perfil e ampliou sua abrangência a outras áreas, passando assim para o nome atual de Paraty Eco Festival.
O projeto fomenta e realiza pesquisas e exposições que contemplam, no processo de criação, a preservação do meio ambiente e que possibilitam sustentabilidade para as comunidades tradicionais do país. Além disso, realiza a Mostra de Moda e Design Sustentáveis, que pretende destacar a criatividade e os talentos que valorizem os saberes e fazeres das culturas tradicionais e que, sobretudo, utilizem técnicas e matéria-prima ecologicamente sustentáveis no projeto e na confecção de peças.
Outras ações
Rodas de Conversas – Uma das linhas de ação do projeto onde mesas de diálogo com profissionais e mestres propiciam as trocas de saberes.
Feira Criativa – Propiciar visibilidade para arte e artesanato por meio de uma grande exposição.
Exposição Raízes – Fruto de capacitações e de pesquisas realizadas sobre e com as comunidades tradicionais brasileiras, em especial de Paraty. Sob curadoria de Renato Imbroisi.
EcoCine – Mostra de filmes com foco na sustentabilidade do patrimônio imaterial, valorizando os saberes e fazeres tradicionais. Uma parceria com a Associação São Sebastião Tem Alma, criadora do EcoCine.
Desfiles – Fugindo às referências dos desfiles tradicionais, buscam apenas dar visibilidade aos produtos produzidos pelos participantes do Festival.
Cortejo de Barcos – O cortejo de barcos, traineiras e canoas, descem o Rio Pereque -açu e adentram a baia de Paraty . O Paraty Eco Festival homenageia as tradições culturais caiçaras e a cidade com sua baia abrigada em céu e a montanha.