“Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão frutos; serão viçosos e vigorosos” (Salmos 92: 13-14).
Viver a terceira idade é um privilégio concedido por Deus. – Idade da sabedoria e experiência. A longevidade é uma bênção de Deus, mas precisamos preparar para ela. Muitos colhem na velhice os amargos frutos que plantaram na juventude. Outros passam a velhice na solidão porque jamais investiram em bons relacionamentos, nem mesmo dentro da família. Uma velhice saudável é resultado de uma boa semeadura feita ao longo da vida na juventude, colhendo seus frutos.
Somos uma população no Brasil de aproximadamente 22 milhões. E no mundo quase 1 bilhão de pessoas. O salmista orou: “Não me rejeites na minha velhice; quando me faltarem às forças, não me desampare” (Salmos 71: 9).- Precisamos enfrentar a velhice reconhecendo que esta idade e um tempo de fraqueza física. A dura realidade do idoso é o enfrentamento de doenças de coluna, bursites, artrites, artroses dentre outras.
-Bênçãos que precisam os da terceira idade. A esperança de morar no céu.
* Sabemos que o envelhecimento é o processo de Deus para nos levar para o céu (morada de Deus). Todos sabem que o céu é o melhor lugar para cada um de nós, mas estamos apegados as coisas da terra, aos familiares e no momento de ir, resistimos ao máximo. Paulo declarou: “Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo o desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda melhor” (Filipenses 1: 23. Tem pessoas que viveram 70, 80, 90 anos da sua vida, sem saber qual o seu destino.
* A morte passou a existir depois do pecado no jardim do Éden. No período até o dilúvio as pessoas viviam centenas de anos, após o dilúvio diminuíram os anos, depois Deus limitou a vida há 70 e 80 anos: “Os dias de nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado” (Salmos 90:10).
* Precisamos compreender que cada etapa da vida tem seus encantos e desafios, porque a vida é um presente de Deus. Aqueles que chegam a terceira idade são privilegiados, pois conseguiram sobreviver às lutas e tempestades de toda uma existência: infância, adolescência, juventude, maturidade… O tempo passa depressa. No dizer da palavra de Deus: “Tudo passa e nós voamos”.
– Exemplos bíblicos de pessoas que viveram felizes e realizados na fase da terceira idade:
* Abraão foi um homem que viveu como idoso um sentimento de realização. Foi um homem de fé em toda a sua vida. Desde o dia que Deus o chamou para sair da sua terra e da sua parentela para ir peregrinar em terra distante, Abraão aprendeu a confiar em Deus e a depender das Suas promessas. Fé e obediência andam juntas. A maior demonstração que deu foi quando dispôs a sacrificar o seu próprio filho Isaque por determinação de Deus.
* Calebe aos 85 anos falou do seu vigor. Abraão na sua velhice, creu em Deus e ainda viu Sara ter um filho. Josué na terceira idade conquistou muitas terras. Davi experimentou a fidelidade de Deus na terceira idade.-
É tempo de aproveitarmos a vida, vivendo uma velhice saudável! Vivendo para Deus, para a família, desfrutando amizades.- Tenho uma palavra de Deus para todos da terceira idade: “Ouvi-me, ó casa de Jacó e todo restante da casa de Israel; vós, a quem desde o nascimento carrego no colo e levo nos braços desde o ventre materno. Até a vossa velhice, eu serei o mesmo, e, ainda até as cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei” (Isaias 46: 3-4). Deus nos abençoe!
COLUNISTA
Reverendo Gerson Costa
Ministro Jubilado da Igreja Metodista Wesleyana
Pastor/Conferencista/Cantor evangélico
Contato com esta coluna: [email protected]