BARRA MANSA
De 1º a 9 de agosto acontecerá uma série de atividades alusivas a Semana Mundial de Aleitamento, promovida pela Secretaria de Saúde, por meio do Hospital da Mulher e da Rede de Atenção Básica e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). As ações têm como foco a prevenção a todas as formas de desnutrição e a garantia da segurança alimentar.
“A amamentação é a base da vida. É uma recomendação universal, pois proporciona o pleno equilíbrio, levando a todos os bebês a um bom começo de vida. O aleitamento materno exclusivo favorece a saúde, o bem-estar e a sobrevivência das mulheres e crianças em todo o mundo. Amamentar não é só matar a fome, é dar nutrição e saúde ao bebê”, disse a diretora médica do Hospital da Mulher, Mariana Gonçalves Xavier, frisando que o principal objetivo da iniciativa é conscientizar a sociedade, especificamente as mulheres a respeito da segurança alimentar dos lactentes.
Ao alimentar um bebê a mãe está contribuindo para vários benefícios, como a redução da obesidade, do diabetes, dos problemas gastrointestinais e alergias.
No Hospital da Mulher, em frente, no dia 6, das 9 às 15 horas, será montada uma tenda para distribuição de folhetos informativos. Lá também serão realizadas salas de espera com pacientes que aguardarão atendimento na unidade médica e trabalhos de conscientização. Durante todo o mês de agosto acontecerão ainda atividades nas unidades de saúde.
No dia 7, às 14 horas acontecerá o Projeto Hora da Mamãe, uma visita as gestantes na maternidade. No dia 9, serão realizadas diversas palestras das 8h30min às 12h30min no Parque Natural Municipal de Saudade. A tarde, o foco será para profissionais da saúde.
O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, lembra que o leite materno é o alimento mais completo e perfeito para o bebê. “A Organização Mundial de Saúde recomenda que o bebê receba somente esta fonte de alimento até os seis meses de idade e que até os dois, a amamentação seja combinada com outros alimentos, como frutas e legumes”, comentou.