RIO/VOLTA REDONDA
O vereador Raone Ferreira, de Volta Redonda, participou dos eventos do G20 realizados na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 14 e 16 de novembro de 2024. O encontro reuniu especialistas, gestores públicos e lideranças internacionais para discutir desafios globais e estratégias para o futuro sustentável das cidades. A presença do vereador destacou seu compromisso com uma Volta Redonda mais verde, sustentável e menos poluída.
Entre os principais painéis acompanhados por Raone, destacou-se o debate sobre “Políticas de Saúde e Atenção Primária em Grandes Centros Urbanos”, com a presença de Daniel Soranz, secretário de Saúde do Rio de Janeiro; Alejandro Gomez López, ex-secretário de Saúde de Bogotá; e Marcia Rocha, especialista do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O painel abordou modelos de sucesso na gestão de saúde pública, com ênfase na integração entre atenção primária e comunidades vulneráveis.
Outro destaque foi o painel “Reimaginando Ambientes Urbanos: Integrando Estratégias de Clima e Biodiversidade em Espaços Urbanos”, onde o vereador dialogou com Juhana Vartiainen, prefeito de Helsinki (Finlândia).
O prefeito finlandês destacou a importância da mobilização popular e que foi só dessa forma que conseguiram avanços na cidade finlandesa. “Sempre destaco a importância da participação popular, por isso convoquei mais uma audiência pública, agora dia 27/11/2024 às 18 horas na Câmara Municipal de Volta Redonda, para debater o sobre a poluição gerada pela CSN e a inoperância do Inea no município de Volta Redonda – RJ.”, comentou Raone.
O vereador encontrou-se com Adalberto Maluf, Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, reforçou discussões sobre a poluição em Volta Redonda, tema já levantado anteriormente ao MMA pelo vereador. Também teve encontro com o prefeito de Florianópolis (SC), Topázio Neto, elogiando sua gestão e recebendo um convite para visitar a cidade e conhecer de perto as políticas públicas implementadas, que podem inspirar ações em Volta Redonda.
Além disso, o vereador visitou o espaço “Conexão 2030”, que apresentou iniciativas de grupos e empresas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Raone destacou a possibilidade de implementar soluções práticas em Volta Redonda utilizando recursos de compensação ambiental para financiar projetos que promovam inclusão social, desenvolvimento urbano e preservação ambiental.
A participação de Raone Ferreira nos eventos ligados ao G20 reflete seu esforço em trazer para Volta Redonda práticas de governança urbana e sustentabilidade reconhecidas internacionalmente. As experiências adquiridas serão compartilhadas com a Câmara e a população, fortalecendo projetos que atendam às demandas locais e promovam um futuro mais sustentável para a cidade.