Câmara de Valença promove evento para lançamento do projeto “Valências no Esporte” com a presença do deputado Luiz Antonio  

0

VALENÇA

O deputado federal Luiz Antonio Corrêa (PL-RJ), participou, na segunda-feira, dia 26, em Valença do lançamento do Projeto “Valências no Esporte”. O parlamentar foi o convidado especial do evento por ter trabalhado pela implantação e início do projeto, por meio de suas emendas parlamentares. Durante o evento, promovido pela Câmara de Vereadores e organizado pela diretora da Organização Não Governamental (ONG) Con-Tato, Tathyane Höfke, entidade responsável pela coordenação do projeto, foi realizada uma capacitação e a entrega de certificados dos colaboradores do projeto socioesportivo.

Os participantes serão os divulgadores do projeto nos 15 núcleos criados para incentivar a prática esportiva para pessoas de todas as idades. Além de Valença, com cinco núcleos e Barra do Piraí, com quatro, receberão também o projeto os municípios de Paraíba do Sul, Comendador Levy Gasparian, Carmo, Santo Antônio de Pádua, Japeri e Seropédica, com um cada.

O deputado Luiz Antônio fez questão de lembrar que o projeto é pioneiro e que nessas regiões nunca houve uma intervenção do Ministério do Esporte como essa. “É um projeto esportivo, mas com um cunho social muito forte, porque vai atuar em comunidades carentes”, destacou o parlamentar. Falou ainda sobre o incremento econômico. “Cada núcleo custa R$ 250 mil. Eu acho que o mandato do deputado federal é para isso, para trazer recursos, melhorias e esperança, principalmente, para essa juventude”, completou o deputado.

ATIVIDADES ESPORTIVAS QUE VÃO ATENDER A REGIÃO

A diretora do projeto lembrou que a iniciativa prevê atividades esportivas em núcleos espalhados por diversas regiões do estado, mas privilegiando a região do Médio Paraíba. “É um projeto que tem um público-alvo super amplo e prevê atividades esportivas como futebol, vôlei, futsal, lutas, alongamento, ginástica funcional, zumba. E aí, cada região vai ter o seu perfil atendido de acordo com a demanda”, informou.

Ainda segundo a diretora, após esta etapa de contratação e capacitação dos colaboradores, será o início do projeto propriamente dito, com a abertura do período de matrícula dos beneficiados, seguido do início das atividades. Thathyane ressaltou também a importância da atuação do deputado Luiz Antônio. “Em um momento político de mudanças, com o fim do Ministério dos Esportes, agora transformado em secretaria, o que gerou a redução do número de funcionários da pasta responsável pela análise de projetos. O nosso projeto conseguiu sair em um tempo recorde graças a sua persistência junto à secretaria”, ressaltou a diretora, completando que se trata de 1.5 mil beneficiários diretos e indiretamente, pensando nas famílias que também serão incluídas no projeto através de eventos específicos.

OTIMISTAS

Os profissionais que participaram do evento se mostraram otimistas com o início das atividades. Uma delas foi a responsável pelo Núcleo 1 de Vargem Alegre, em Barra do Piraí, Paola Ingrid Silva Amorim. Segundo ela, esse projeto veio para ajudar a abraçar os jovens e fazer com que o esporte cresça. “Os jovens estão bem ansiosos. E agora a gente vai começar com tudo. Vamos dar o início e deslanchar”, comemorou Paola.

Responsável pelas atividades no Núcleo 4, no bairro Cambota, em Valença, Carlos da Silva de Oliveira, o Mestre Tota, destacou a felicidade de poder ajudar a levar o esporte para os bairros para muitos desatendidos deste tipo de iniciativa. Relatou que a iniciativa chegou num momento importante. “Vamos desenvolver atividades coletivas, tirar crianças da evasão escolar, do consumo de drogas e também da ociosidade”, disse o Mestre Tota, destacando a importância do apoio do deputado Luiz Antônio para que o projeto tivesse início ainda neste ano.