RESENDE
A Câmara Municipal comemorou o aniversário de 223 anos de emancipação político-administrativa de Resende, celebrado no dia 29 de setembro, com a entrega de Títulos de Cidadania Resendense. Este ano, a entrega das homenagens aos agraciados aconteceu na noite de terça-feira, dia 22, por conta das Eleições Municipais. A solenidade foi realizada no Foyer da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Participaram da cerimônia o prefeito Diogo Balieiro, o deputado estadual Tande Vieira, do prefeito eleito de Itatiaia, Kaio Márcio de Paiva, a presidente da OAB-Resende, Andréia Valente e os juízes Marvin Ramos e Ludmilla Vanessa Lins, bem como dos vereadores de Resende.
Os Títulos de Cidadão Resendense são entregues a personalidades que, embora não tenham nascido em Resende, contribuíram de alguma forma para o bem-estar da população e/ou o desenvolvimento da cidade.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Sandro Ritton, lembrou que a cerimônia deste ano marca também o fim do atual mandato. “Ao longo de quase quatro anos, a Câmara se manteve o mais próxima possível da população, decidida a ouvir os seus anseios e a, na medida do possível, torná-los realidade por meio de soluções legislativas”, comentou Ritton, destacando o esforço do Poder Legislativo Municipal para fortalecer a participação popular na política.
HOMENAGENS
A solenidade teve início com a entrega de 26 títulos de cidadania. Dentre eles, os dos vereadores Zé Antônio e Marcia Lima, em cumprimento ao artigo 4º da Resolução nº 5.296/2019. A norma determina que todo brasileiro não nascido em Resende que se eleger e tomar posse como prefeito, vice-prefeito ou vereador será considerado Cidadão Resendense.
Os contemplados deste ano com o título de cidadania foram: Fernando Olderige, por indicação do vereador Edson Peroba; Ana Lúcia da Silva, indicada pelo vereador Fábio Lucas; Ricardo Rabelo Macedo e Alice de Souza Brandão, pelo vereador Davi do Esporte; José Mendonça Filho e Sandra Elena Diniz, indicados pelo vereador Hick Sene; Tamiris Generino, por indicação do vereador Kael; Danniel Librelon, pela vereadora Marcia Lima; Padre José Antônio Perry, a partir de proposição do vereador Matheus Oliveira; Durcésio Mello, por iniciativa do vereador Nelsinho Diniz; Douglas Costa, iniciativa do vereador Paulinho Futsal; Renato Viegas, por indicação do vereador Professor Wilson; Fábio Pastorio, a partir de proposição do vereador Reginaldo Engenheiro Passos; Pedro Joaquim da Silva, indicado pelo vereador Renan Marassi; Alessandro Soares Machado, por iniciativa do vereador Roque Cerqueira; Antônio Roberto Cortes, Emerson Pacheco Costa e Paulo Hvenegaard, por indicação do vereador Sandro Ritton; Maria Cristina Dutra, indicada pela vereadora Soraia Balieiro; José André Escobar, indicado pelo vereador Tiago Forastieri; Mauro Alves de Souza e Alessandro Carlos Belan, por iniciativa do vereador Zé Antônio e general de Brigada, Marcus Vinícius Bonifácio, vice-prefeito Geraldo da Cunha, vereador Zé Antônio e vereadora Marcia Lima, em nome da Câmara Municipal de Resende.
Também foram entregues: a comenda Conde de Resende, os prêmios Destaque do Ano, Profissional Emérito e Professor Emérito, bem como as medalhas Ruy Barbosa, Tácito Vianna Rodrigues e Claudionor Rosa.